Japão aumenta ajuda humanitária às Filipinas para 38,7 ME

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 15 nov (Lusa) -- O Governo japonês decidiu hoje reforçar em 20 milhões de dólares (14,8 milhões de euros) a ajuda às Filipinas, elevando o montante global da assistência nipónica para 52,1 milhões de dólares (38,7 milhões de euros).

Com o aumento, o Executivo japonês vai destinar às Filipinas só em ajuda humanitária de emergência um montante de 30 milhões de dólares (22,3 milhões de euros), segundo um comunicado emitido hoje pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros nipónico.

Para fazer chegar a verba às zonas com maiores necessidades, o Japão vai contar com a cooperação de organizações internacionais como o Programa Alimentar Mundial (PMA), a Unicef e a Organização Internacional para as Migrações.

Os 30 milhões de dólares visam a "assistência humanitária de emergência, como fornecer comida, água e instalações sanitárias", refere o comunicado, citado pela agência Efe.

A restante ajuda do Japão é oriunda de organizações não-governamentais (1,5 milhões de dólares ou 1,1 milhões de euros), do Fundo para a Redução da Pobreza do Banco Asiático de Desenvolvimento (20 milhões de dólares ou 14,8 milhões de euros) e de um fundo de produtos de emergência (600 mil dólares ou 446 mil euros).

Além da ajuda financeira, o Japão enviou, no início desta semana, para as Filipinas uma comitiva formada por 25 especialistas, incluindo médicos ou enfermeiros da Equipa Japonesa de Ajuda em caso de Desastres e anunciou o destacamento de cerca de 40 membros das Forças de Autodefesa para a realização de trabalhos de reabilitação.

Na quinta-feira, o Governo filipino confirmou às Nações Unidas que, até ao momento, o tufão Haiyan provocou, pelo menos, 4.460 mortos e quase 12 milhões de afetados, incluindo 920 mil deslocados.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.