AEP recorda que propostas feitas ao Governo são do "interesse do país"

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 14 nov (Lusa) -- O presidente da Associação Empresarial de Portugal, José António Barros, manifestou hoje certeza de que as propostas para infraestruturas apresentadas por esta associação e pelas do Minho e Centro serão aceites pelo Governo porque são do "interesse do país".

O presidente da AEP lembrou que as duas regiões "concentram perto de 75% dos bens transacionáveis exportáveis" do país, pelo que investimentos em estruturas como a ampliação do porto de Leixões ou a ligação Aveiro-Salamanca são "obras de interesse nacional".

As declarações de José António Barros, feitas à margem de encontro sobre transportes no Porto, surgem no seguimento do estudo apresentado pela AEP, Associação Empresarial do Minho e Conselho Empresarial do Centro sobre as prioridades das regiões Norte e Centro em infraestruturas no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio.

O dirigente afirmou "ter a certeza" de que as prioridades elencadas do documento serão acolhidas pelo Governo. "Tudo o que propomos é no interesse do país", acrescentou

O dirigente empresarial disse estranhar o facto de o Governo ter nomeado um grupo de trabalho sobre as infraestruturas que não integra as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR/N), nem nenhuma associação empresarial de base regional.

Quanto à convocação e desconvocação da conferência de imprensa pela CCDR/N em que seria apresentado o estudo, José António Barros manifestou-se "surpreendido", mas acrescentou: "Não foi convocada por nós, não foi desconvocada por nós".

De qualquer forma, assumiu que o sucedido era "irrelevante, já que objetivo, que era fazer o estudo, estava cumprido", acrescentando que este trabalho era inteiramente da responsabilidade das três associações empresariais.

O trabalho que elenca entre outras prioridades a ampliação do porto de Leixões e das pistas do aeroporto Sá Carneiro e a abertura da base de Monte Real a voos "low cost", foi defendido pelo presidente do AEP como surgindo no seguimento da reflexão que tem vindo a ser feito no âmbito da macrorregião.

"Foi entendido há dois anos que para além do Norte de Portugal, Galiza, Castela e Leão era preciso que se fizesse o alargamento à região Centro, a Astúrias e Cantábria. Só assim teremos peso para ser ouvidos em Portugal e em Bruxelas", afirmou, sustentando que a competição é com entidades transnacionais similares do Danúbio ou do Báltico.

Interrogado sobre qual seria a sua reação se visse no documento governamental prioridades como porto na Trafaria, José António Barros foi categórico: "Já tivemos equívocos suficientes, não voltemos ao mesmo".

DP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.