Banco de Portugal está a preparar planos de resolução para intervir em bancos em dificuldade

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 nov (Lusa) -- O Banco de Portugal está a preparar os planos de resolução dos bancos que supervisiona e que serão adotados caso estes entrem em dificuldades, disse hoje a instituição em comunicado.

Em julho, os bancos com uma quota de mercado nos depósitos acima de 2% enviaram as informações necessárias ao Banco de Portugal (BdP), que está agora a "desenvolver as atividades inerentes à preparação de planos de resolução para aquelas instituições", lê-se na nota divulgada.

Para isso, o supervisor está a realizar "ações de observação presencial" nos bancos com o objetivo de "conhecer e compreender melhor as formas de atuação e funcionamento de cada uma", dando especial atenção aos procedimentos relacionados com os sistemas de pagamentos, sistemas e tecnologias de informação e comunicação, segurança física e também à preparação de informação financeira.

Durante os próximos meses, acrescenta o Banco de Portugal, estas ações serão estendidas a outros bancos.

Desde o início do ano, a instituição liderada por Carlos Costa tem poderes reforçados para intervir em bancos numa situação financeira difícil.

As medidas previstas no novo regime de saneamento dos bancos contemplam três fases de intervenção pelo Banco de Portugal, as fases de intervenção corretiva, administração provisória e resolução.

O supervisor pode estabelecer mecanismos de intervenção preventiva e corretiva nos bancos, criando uma fase de administração provisória pelo supervisor, e definir os termos de uma eventual liquidação de algum banco.

IM// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.