Sérgio Monteiro apela às empresas de telecomunicações que "façam um pouco mais" pelo emprego jovem

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 nov (Lusa) - O secretário de Estado das Comunicações, Sérgio Monteiro, apelou aos operadores de telecomunicações que "façam um pouco mais" na criação de emprego jovem e formação e que ponderem dar aos seus trabalhadores o passe de transporte público.

"Sei que têm feito a vossa parte, lanço-vos o desafio de fazer um pouco mais", disse Sérgio Monteiro, referindo-se ao desafio por si lançado, sobre "o papel que o setor pode ter no emprego jovem, nos cursos de formação, nos estágios de integração na vida ativa".

O governante falava na sua intervenção no 23.º Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC).

Além disso, apelou ainda às empresas para que ponderem atribuir passes de transporte público aos seus trabalhadores.

"O segundo desafio é que possam ajudar-me, enquanto responsável tutelar e setorial, ponderando dar nas vossas empresas um benefício aos trabalhadores que é o passe de transporte público, que é dedutível em termos fiscais e era ótimo para a consolidação das contas públicas e para as receitas das empresas de transporte em defesa do Orçamento do Estado", frisou.

Sérgio Monteiro lembrou que os dois desafios já tinham sido lançados há dois anos.

Um terceiro desafio, acrescentou, passa pelas Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas.

"Deixo um desafio: que as entidades que surgem dos movimentos de concentração no setor não se esqueçam do papel que as PME tiveram e ainda têm na sua projeção e no crescimento e possam continuar a ajudar à internacionalização da economia portuguesa, não só da sua própria organização, mas também de todo o setor e empresas que orbitam à sua volta. O seu sucesso será o sucesso coletivo e deste imenso setor", disse.

Sérgio Monteiro terminou a sua intervenção, dizendo que espera daqui por um ano que o setor das telecomunicações passe a representar "talvez 9% do PIB" (Produto Interno Bruto), face aos atuais 8%.

JMG// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.