Bruxelas dá luz verde a uso de Internet 3G e 4G a bordo de aviões

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 14 nov (Lusa) -- A Comissão Europeia permitiu hoje a utilização, sujeita a autorização pelas companhias aéreas, do uso da Internet através das redes 3G e 4G, a bordo de aviões que voem numa altitude superior a 3.000 metros.

Num comunicado divulgado em Bruxelas, a "Comissão Barroso" especifica que a permissão concedida não confere um direito aos passageiros, mas cria a possibilidade de que o uso de Internet a bordo de aviões seja autorizado pelas transportadoras.

Até agora, apenas o uso do espetro 2G era autorizado a bordo de aviões no espaço aéreo europeu, dando agora Bruxelas luz verde à possibilidade de usar 'smartphones' e 'tablets' através de ligação às redes 3G e 4G.

Competirá às companhias aéreas decidir quais os serviços de internet que desejam instalar a bordo, mas Bruxelas destaca que um inquérito mostra que a maioria dos passageiros prefere serviços de mensagens (SMS) e de correio eletrónico (email).

A Autoridade Europeia de Segurança Aérea irá divulgar, até ao final do mês, um guia sobre o uso de dispositivos eletrónicos durante os voos.

IG// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Encontrados 450 quilos de bombas por deflagrar em escolas de Gaza

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos (UNRWA, na sigla em inglês) anunciou esta terça-feira ter encontrado bombas de 450 quilos não deflagradas em escolas, após a retirada das tropas israelitas de Khan Younès, sul da Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.