Dormidas de turistas crescem 5,1% em Setembro impulsionadas por estrangeiros - INE

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 14 nov (Lusa) - As dormidas nos estabelecimentos hoteleiros em Portugal aumentaram 5,1% em setembro, face ao homólogo, impulsionados pela subida de 7,7% das dormidas de não residentes, já que as de residentes recuaram 1,2%, divulgou hoje o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), os estabelecimentos hoteleiros registaram 4,8 milhões de dormidas em setembro, o que representou um crescimento homólogo de 5,1%, próximo do registado no mês anterior (+5,4%).

No período, as dormidas de residentes (1,3 milhões) decresceram 1,2%, retomando a tendência negativa depois de, em agosto, terem aumentado 0,3%.

Já as dormidas de residentes no estrangeiro "mantiveram uma variação significativamente positiva", de 7,7% (para 3,5 milhões), embora ligeiramente abaixo dos +8,5% registados em agosto.

No total, foram 1,6 milhões os hóspedes da hotelaria portuguesa em setembro, mais 1,9% do que no mês homólogo do ano anterior.

Conforme nota o INE, o mercado externo tem apresentado uma evolução positiva desde o início do ano, apresentando um aumento homólogo de 7,9% nos valores acumulados das dormidas, muito próximo do verificado em setembro.

Quanto ao crescimento dos proveitos, ficou abaixo do ocorrido nos hóspedes e dormidas, fixando-se nos +4,3% no caso dos proveitos totais (para 230,1 milhões de euros) e +3,5% nos proveitos de aposento (para 161,9 milhões de euros), aquém dos +4,6% e +5,8% do mês anterior.

O RevPAR (rendimento por quarto disponível) foi 40,7 euros, superior em 2,5% ao de setembro de 2012, tendo as regiões com maior rendimento médio por quarto disponível sido Lisboa (56,7 euros), Algarve (47,0 euros) e Madeira (42,3 euros).

Considerando o acumulado de janeiro a setembro, o INE dá conta de uma evolução positiva, com um aumento de 3,4% de hóspedes e de 4,8% de dormidas, face a igual período de 2012.

Relativamente às taxas de ocupação, fixaram-se nos 53,9% em setembro, 1,7 pontos percentuais acima do mês homólogo, enquanto no acumulado dos primeiros nove meses de 2012 o valor foi de 44,3%, mais 1,5 pontos percentuais que em 2012.

No que respeita à estada média, registou um "ligeiro aumento" para 3,1 noites, o que compara com as 3,0 noites de setembro de 2012, destacando-se a Madeira e o Algarve pelas estadas médias superiores ao total nacional (respetivamente 5,7 e 4,9 noites).

Numa análise por tipo de estabelecimento, registou-se em setembro um "crescimento significativo das dormidas" nas pousadas (+10,4%) face ao mesmo mês de 2012, seguidas pelos hotéis (+7,9%), onde o aumento das dormidas refletiu o contributo positivo de todas as categorias, em especial a de cinco estrelas (+16,5%).

Também "positiva" é, segundo o instituto, a evolução dos 10 principais mercados emissores de turistas para Portugal e que, no se conjunto, representaram 80,3% das dormidas de não residentes.

O Reino Unido, com uma quota de 26,9%, cresceu 8,8% em termos homólogos, ligeiramente menos que no acumulado dos nove primeiros meses do ano (+10,5%).

Já a Alemanha (14,6% do total) apresentou o maior aumento homólogo em setembro (+13,9%), seguida do Brasil (+10,1%), cuja representatividade no mês foi 3,8%.

O mercado espanhol, com uma quota de 9,3%, registou um acréscimo das dormidas de 7,4% face a setembro de 2012, mas de janeiro a setembro recuou 0,6%, enquanto França (quota de 7,8%) manteve uma evolução homóloga positiva (+7,1%), mas inferior à dos primeiros nove meses do ano (+12,4%).

Quanto aos EUA, apresentaram também um crescimento nas dormidas (+4,1%) embora "bastante inferior" ao do movimento acumulado (+16,4%), tendo representado 2,7% do total de dormidas de não residentes em setembro.

Mantendo a tendência do mês anterior, a Itália, Holanda e a Irlanda registaram decréscimos homólogos das dormidas (-10,5%, -6,3% e -2,3%, respetivamente).

PD // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.