Chinês causa indignação por oferecer quase 1,1 milhões de euros à noiva

| Mundo
Porto Canal / Agências

Xangai, 14 nov (Lusa) -- Um pretendente chinês que ofereceu à sua futura mulher 8,88 milhões de yuan (quase 1,1 milhões de euros) causou indignação na China pela extravagância da demonstração de riqueza num país que está ainda em desenvolvimento.

Dezoito homens transportaram cestas e caixas cheias de dinheiro, que no total pesavam mais de 102 quilos, noticiou o jornal Shanghai Daily.

As fotos mostram cestos de bambu cheios de notas de 100 yuan, de cor vermelha e com a imagem de Mao Zedong, o pai do comunismo na China.

Os acompanhantes do homem chegaram à casa da noiva numa frota de veículos de luxos, encabeçada por um carro desportivo Maserati, descreveram testemunhas.

O crescimento económico na China tem proporcionado grandes fortunas, mas a pobreza persiste entre muita da população das zonas rurais e também nas cidades.

"Não se trata tanto de casar com uma mulher, mas comprar uma. Se eles realmente se amassem, não haveria necessidade de tanta extravagância", considerou um utilizador do popular 'site' chinês weibo.

"Um casamento conquistado através do dinheiro, será que vai durar?", perguntava outro utilizador.

Ambos os membros do casal pertencem a famílias ricas na província de leste de Zhejiang, onde existe a tradição de oferecer presentes de noivado.

As famílias, ambas com o apelido Huang, escolheram este valor porque a palavra "oito" está relacionada com o significado de "riqueza" em chinês.

JH // APN

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.