Irlanda termina o programa de resgate em Dezembro e Governo recusa programa cautelar

Irlanda termina o programa de resgate em Dezembro e Governo recusa programa cautelar
| Mundo
Porto Canal

"Após uma avaliação cuidadosa e completa de todas as opções disponíveis (...) o Governo irlandês decidiu hoje que a Irlanda deixará o programa de assistência da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) em dezembro, como previsto, sem recorrer a um programa cautelar", refere um comunicado do Departamento das Finanças.

O comunicado lembra que o país regressou aos mercados em 2012 e que as finanças públicas "estão controladas".

No Parlamento, o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, disse que depois de deixar o programa de resgate, a 15 de dezembro, o país não vai solicitar ajuda adicional.

Kenny assegurou que essa é a "decisão correta" para a Irlanda depois de ter cumprido com êxito o programa de assistência firmado em 2010 com a Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI, entidades que concederam ao país um empréstimo de 85 mil milhões de euros.

"Sairemos do resgate numa posição forte. O governo esteve a preparar-se para regressar com normalidade aos mercados", afirmou o primeiro-ministro.

Desde o seu regresso aos mercados em julho de 2012, a Irlanda conseguiu financiamento alternativo a juros razoáveis, o que lhe permitiu acumular uma reserva de 25 mil milhões de euros para fazer frente a imprevistos.

Segundo o comunicado das Finanças, com este montante o país pode cobrir as suas necessidades económicas até princípios de 2015.

Em consequência, o governo decidiu recusar o que se chama "uma linha de crédito cautelar", que poderia ser concedida a troco de determinadas condições, o que para alguns significaria que a Irlanda voltava a estar submetida a regras ditadas por organismos internacionais.

"Vamos iniciar um caminho para um futuro económico mais brilhante para o nosso povo, uma viagem do desemprego em massa para o pleno emprego, desde a emigração forçada ao regresso de milhares de pessoas que foram para outros países procurar trabalho", disse Enda Kenny.

O primeiro-ministro advertiu, no entanto, que esta decisão não significa que o país vai voltar a nadar na abundância já que "os desafios económicos" se mantêm.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.