Faria de Oliveira diz que é preciso investimento para manter crescimento do PIB

| Economia
Porto Canal

"Considero uma inversão da tendência extremamente importante, tem o significado de que o pior já passou", disse Faria de Oliveira aos jornalistas, à margem do congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, em Lisboa.

Para o presidente da associação que representa os principais bancos em Portugal, agora é "essencial" promover o investimento e "reforçar a resiliência das empresas para que possam aceder ao financiamento", de modo a reforçar o movimento dos últimos dois trimestres.

A economia portuguesa cresceu no terceiro trimestre do ano, com o Produto Interno Bruto (PIB) a aumentar 0,2% face ao segundo trimestre do ano, mas mantendo-se ainda em valores negativos quando comparado com o mesmo período do ano passado.

De acordo com a estimativa rápida do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre, hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a economia voltou a crescer pelo segundo trimestre consecutivo, quando comparado com o trimestre anterior.

Esta subida de 0,2% no PIB no terceiro trimestre, face ao segundo trimestre, acontece depois de um crescimento de 1,1% registado no segundo trimestre do ano, em relação aos primeiros três meses do ano.

Quando a comparação é feita com igual período do ano passado, nota-se que o PIB ainda está em níveis consideravelmente negativos.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.