Três mortos devido a violência na formação militar na Guiné-Bissau

| Mundo
Porto Canal

A LGDH e a missão da Organização das Nações Unidas (ONU) já tinham condenado, nas últimas semanas, o registo de pelo menos uma morte e vários feridos no centro de formação de Cumeré, junto à capital.

Hoje, a liga anunciou a morte de Armando Pombo, capitão afeto ao aquartelamento de engenharia militar, com seis filhos, e que faleceu na quarta-feira, juntando-se à vítima mortal já conhecida e a um outro caso.

"A morte deste oficial vem juntar-se as de Lino Nantchongo e de Maria Man, ambos elementos da Guarda Nacional, que também foram vítimas dos mesmos atos perpetrados durante a formação dos agentes militares e paramilitares", refere a LGDH.

A organização humanitária critica "a inação das autoridades de transição, face a estes e demais casos de assassínios e de espancamento de cidadãos".

Segundo a Liga, a situação "contribui para arruinar paulatinamente as bases sobre as quais assentam um estado de direito e revela de igual modo o nível de insegurança e a dimensão da impunidade no país".

No comunicado de hoje, a LGDH volta a pedir ao Ministério Público a abertura de "um inquérito transparente e conclusivo, tendente à responsabilização criminal e disciplinar dos responsáveis morais e materiais destes atos".

Ao mesmo tempo, a Liga exige do Estado o pagamento de uma indemnização aos familiares da vítima.

As autoridades militares ainda não comentaram os casos que têm vindo a ser denunciados.

Confrontado na última semana pelos jornalistas, o Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, disse que a morte de cidadãos durante a formação militar é algo que também acontece noutros países.

"Nalguns países, recentemente, morreu mais que uma pessoa. São cinco, seis pessoas", referiu.

Um total de 2.400 novos militares e paramilitares fizeram o juramento de bandeira no dia 26 de outubro, no centro de Cumeré, uma cerimónia que marca o final da instrução e arranque da carreira militar.

Os novos elementos estiveram três meses no centro militar.

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.