Duas câmaras do Alto Minho investem 900 mil euros em 14 quilómetros de ecovias

| Norte
Porto Canal / Agências

Caminha, 14 nov (Lusa) - Duas câmaras do Alto Minho acabam de lançar a concurso empreitadas para a construção de 14 quilómetros de ecovias, num investimento global que rondará os 900 mil euros.

No caso de Caminha, a ecovia será construída entre as freguesias de Seixas e de Lanhelas, sendo designada como "Caminho do Rio Minho", por se situar junto daquele curso de água internacional.

Este projeto, segundo o concurso público lançado este mês pela autarquia, está orçado em mais de 485 mil euros e prevê a construção de dois troços, num percurso total de 3,7 quilómetros.

Fonte da Câmara de Caminha explicou entretanto que esta intervenção permitirá também requalificar espaços junto ao rio Minho, entre o cais de Seixas e Lanhelas, e foi alvo de uma candidatura a fundos comunitários.

Já em Arcos de Valdevez, o executivo lançou a concurso público, também este mês, a segunda fase da rede de ecovias do concelho, que se soma à construção e adaptação de outros 22 quilómetros, obra adjudicada a 16 de julho por 237 mil euros.

Esta nova empreitada está em concurso público por cerca de 410 mil euros e abrange um novo troço com 10 quilómetros que vai atravessar as freguesias de Vilela, Sá, Cabreiro e Sistelo, completando a rede do concelho.

"Esta obra será na parte alta do rio Vez e, devido às condições do terreno, recorrerá essencialmente a um piso sobre-elevado, motivo pelo qual será mais cara do que a primeira fase, cuja extensão é maior", explicou à Lusa fonte do executivo municipal em Arcos de Valdevez.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto

Já com sete décadas de vida e 50 anos de carreira, Herman José, o conhecido humorista português, foi acarinhado pelo clube azul e branco nos inícios de carreira, não só pelo talento, mas também pelo carinho e profissionalismo demonstrados pelo humorista no retrato dos nortenhos.