Eixo também quer paragem do comboio Porto-Vigo em Barcelos

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 13 nov (Lusa) - O presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, garantiu hoje que o Eixo Atlântico vai propor na quinta-feira à Refer paragens naquela cidade, em Nine e em Viana do Castelo do comboio que liga Porto e Vigo.

"A proposta que o Eixo Atlântico vai pôr em cima da mesa e quer ver discutida contempla paragens em Nine, Barcelos e Viana do Castelo", disse Costa Gomes à Lusa.

Na quinta-feira, o presidente da Câmara de Viana do Castelo e do Eixo Atlântico, José Maria Costa, reúne com o presidente da Rede Ferroviária Nacional (REFER) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), estando na agenda o programa de investimentos da modernização da Linha do Minho entre Nine e Valença, a avaliação do calendário e do projeto de modernização do circuito entre o norte de Portugal e a Galiza e ainda as futuras paragens da ligação do comboio "Celta" entre Porto e Vigo.

Um comunicado da Câmara de Viana do Castelo refere que o Eixo Atlântico "vai propor paragens em Viana do Castelo e em Nine", esta última para assegurar a ligação a Braga.

"A proposta que será colocada em cima da mesa também contempla paragens em Barcelos", garantiu hoje o autarca deste concelho.

Miguel Costa Gomes considera que a paragem em Barcelos é "fundamental para o concelho mas também para a sustentabilidade financeira" do comboio.

Números avançados na segunda-feira à Lusa por fonte da CP dão conta de que entre julho e outubro o novo serviço direto de comboio entre Porto e Vigo, na Galiza, transportou 19.900 passageiros.

Só em quatro meses, esse total representa já mais 30 por cento de passageiros face à média do serviço anterior, que contava com 14 paragens intermédias e que se cifrava, também segundo a CP, em cerca de 15.000 passageiros por ano.

O novo comboio "Celta", operado em conjunto pela CP e pela congénere espanhola Renfe, entrou ao serviço a 02 de julho, passando a viagem a ser 45 minutos mais rápida do que anteriores, que demoravam mais de três horas.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.