Prisão efectiva em caso de furto em 40 sepulturas de cemitério de Viana

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 13 nov (Lusa) - O Tribunal de Viana do Castelo condenou hoje a prisão efetiva um dos três acusados do furto de artigos religiosos de metal, em 40 sepulturas do cemitério de São Romão de Neiva, naquele concelho.

Dois dos arguidos, detidos à conta de outros processos, confessaram a autoria do crime durante o julgamento, tendo sido condenados a um ano e oito meses de prisão e, o outro, a 250 dias de multa, num total de 1.250 euros.

O tribunal deu como provada a acusação deduzida pelo Ministério Público, que refere que o furto aconteceu durante a madrugada de 24 de agosto de 2011 e que visou "artigos funerários e religiosos em metal" que se encontravam no interior do cemitério.

Levaram de um total de 40 sepulturas e jazigos, artigos como estátuas, imagens, crucifixos e candeeiros, de bronze, cobre e latão, de várias dimensões, avaliados, segundo o Ministério Público, em 14.695 euros.

Três dos arguidos - um dos quais já com antecedentes pelo mesmo tipo de crime -, de idades compreendidas entre os 28 e os 34 anos, estavam acusados, em coautoria material e na forma consumada, de um crime de furto qualificado, agravado, entre outros motivos, pela "profanação" do cemitério.

O terceiro arguido, que está em liberdade, foi condenado a 350 dias de multa, num total de 2.450 euros. Uma mulher de 38 anos, casada com este último arguido, foi igualmente condenada neste processo, mas pela autoria material e na forma consumada do crime de recetação de uma das peças furtadas.

Esta viu o tribunal aplicar-lhe uma pena de 150 dias de multa, num total de 900 euros.

No entanto, como sublinhou a juíza deste processo durante a leitura de sentença, trata-se de um crime cuja moldura penal pode chegar aos cinco anos de prisão ou aos 600 dias de multa, pelo que pesou a ausência de antecedentes criminais dos restantes na aplicação de condenações mais brandas.

Os arguidos têm residências conhecidas nos concelhos de Viana do Castelo, Ponte de Lima e Barcelos, e relações familiares entre si.

A venda do material furtado, a um estabelecimento de comércio por grosso de sucatas e desperdícios metálicos de Braga, concretizada segundo a acusação entre 26 de agosto e 06 de setembro, terá rendido 664,60 euros.

A acusação, dada como provada em tribunal, afirmava que os arguidos estavam "cientes" que se tratava de "haveres de valor alto, afetos à veneração da memória dos mortos e colocados em jazigos de um cemitério público", um "recinto fechado" ao qual não podiam aceder.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.