Autarcas do Norte discordam quanto ao relançamento do debate sobre regionalização

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 03 jun (Lusa) -- O presidente da Câmara de Gaia considerou hoje despropositado debater a regionalização num "momento de crise", mas os congéneres de Vila do Conde e Viana do Castelo defenderam que esta é precisamente a altura de "repensar o país".

O autarca gaiense, Luís Filipe Menezes - que é candidato do PSD à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas -- e os presidentes das câmaras de Vila do Conde, Mário de Almeida, e de Viana do Castelo, José Mário Costa, participavam num debate, esta manhã, sobre "A Região Norte e a Europa", inserido na "Grande Conferência" comemorativa dos 125 anos do Jornal de Notícias.

"Relativamente à discussão sobre a regionalização, não vale a pena colocá-la de forma muito marcada em cima da mesa, porque um momento de crise não é a melhor altura para discutir o assunto", considerou Menezes, que foi o primeiro intervir.

O autarca de Vila do Conde, Mário de Almeida, que no final do atual mandato porá fim a mais de 30 anos de liderança camarária, respondeu, sustentando que "o momento pode ser muito difícil", mas tal não justifica o adiamento daquela reforma administrativa do país.

"Não partilho da ideia de que não é altura para se pensar nas regiões", afirmou, defendendo que "a regionalização só traz vantagens porque permite rentabilizar melhor o pouco dinheiro que há".

Para Mário de Almeida, "a região Norte é fundamental, mas, para haver região Norte, é preciso haver regionalização".

A este propósito, a autarca socialista criticou fortemente a opção do atual Governo pela redução do número de freguesias: "Estamos num país onde se agregaram freguesias com o falso argumento de que traria poupanças financeiras, mas vai é sair mais caro e, sobretudo, prejudicar as populações", sustentou.

Convicto de que o país está "a percorrer caminhos de uma clara centralização", Mário de Almeida reiterou que "a região Norte só tem sentido com a regionalização", pelo que este é "um tema a debater".

Na mesma linha, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Mário Costa, considerou que "a regionalização é urgente" e defendeu que "é nestes momentos difíceis que tem que se repensar o país".

"Hoje já vamos tarde", afirmou o autarca do PS relativamente ao avanço da regionalização.

Também interveniente no debate, o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Ribau Esteves, começou por não abordar o tema, mas acabou, em resposta às posições dos restantes intervenientes, por assumir ser apoiante da regionalização.

"Também defendo a regionalização, mas hoje os portugueses não iam entender que puséssemos a questão em cima da mesa", disse, acrescentando: "Há tempo para ter razão".

PD // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.