Ricardo Rio exige paragem na linha de alta velocidade Porto/Vigo em Nine

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 13 nov (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal de Braga exigiu hoje que a linha de alta velocidade que vai ligar o Porto ao Norte da Galiza tenha uma paragem no Minho, em Nine, com interface imediato para Braga.

Ricardo Rio, que falava numa conferência de apresentação do Seminário Ibérico sobre Fundos Europeus, organizado pelo Eixo Atlântico, a decorrer em Braga dia 21 de novembro, apontou ainda o turismo como "eixo central" na intervenção do concelho na eurorregião.

Já o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xuan Mao, também presente, salientou que o evento apresentado "marca o regresso" de Braga ao Eixo Atlântico, estrutura da qual, salientou, a autarquia esteve "fora" por "falta de vontade política" nos últimos anos.

"Tudo faremos para que haja uma paragem dessa linha [Porto-Vigo] em Nine com interface imediato para Braga", reclamou, salientando que no futuro o projeto passa por deslocar a referida linha a Braga.

"Obviamente que não temos condições financeiras para, no imediato, concretizar desde já uma ligação que pudesse trazer a linha por Braga mas é um projeto a estudar e a aferir da sua viabilidade", afirmou.

Para Xuan Mao, esta não é uma questão que suscite divisão.

"Um comboio de alta velocidade Porto-Vigo tem que passar por Braga obrigatoriamente porque Braga é a sede de uma cidade importantíssima na região", salientou o secretário-geral do Eixo Atlântico.

Outro "eixo" a desenvolver apontado como fundamental para Rio é o turismo pelo que o autarca quer "centrar esforços de imediato na reabilitação, promoção e valorização do caminho de Santiago".

A 21 de novembro, líderes políticos e altos representantes de instituições espanholas e portuguesas vão discutir em Braga a programação de projetos ibéricos e europeus através dos Fundos Comunitários para o período 2014-2020, uma reunião que assume uma "enorme importância" para os dois lados da fronteira.

"É absolutamente premente que todos os responsáveis políticos estejam inteirados dos novos desafios do quadro 2020", referiu Ricardo Rio.

Para o autarca, "são muitos os assuntos que não se cingem ao plano local" pelo que o Eixo Atlântico é fundamental para Braga uma vez que a região "ganha voz e escala dentro do quadro desta associação que permite servir Braga de forma muito direta".

O referido seminários "marca" um novo ciclo no Eixo uma vez que, segundo lembrou Xuan Mao, "Braga é uma cidade fundamental e estava completamente fora do Eixo", afirmou.

No mesmo sentido prenunciou-se Ricardo Rio dizendo que o objetivo do encontro passa também por Braga "voltar a assumir um papel relevante" no contexto da eurorregião em que está inserida.

"Esperamos que seja um tempo novo da nossa participação numa estrutura com potencial muito grande na aproximação das cidades dos dois lados da fronteira e que muito interfere com um dos eixos prioritários da nossa intervenção que é o da promoção económica e desenvolvimento do concelho de Braga".

JYCR // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.