Cooperativa de Felgueiras detecta falta de 120.000 euros e suspende dois funcionários

| Norte
Porto Canal / Agências

Felgueiras, 13 nov (Lusa) - A Cooperativa Agrícola de Felgueiras suspendeu dois funcionários, incluindo o responsável financeiro, depois de se ter detetado o desaparecimento de 120.000 euros da caixa da instituição, disse hoje à Lusa um diretor.

"Estão os dois suspensos enquanto estamos a apurar o que efetivamente se passou", afirmou Rui Pinto, revelando que a falta detetada nos fluxos de caixa se reporta a este ano e a 2012.

A possibilidade de o valor em falta ser superior aos 120.000 já detetados não é desmentida pela direção.

"Estamos a ver a amplitude do problema", observou.

A situação foi sinalizada por revisores oficiais de contas, há cerca de duas semanas, no âmbito de uma auditoria ordinária à gestão da instituição.

Segundo o diretor ouvido hoje pela Lusa, uma funcionária, com cerca de 25 anos de casa, já assumiu a responsabilidade pela situação.

Quanto à suspensão visando o responsável financeiro, explicou, é uma "medida preventiva" enquanto se está a apurar o que efetivamente se passou.

"Queremos esclarecer se houve incúria ou outra situação", disse, adiantando que nos próximos dias será conhecido o relatório preliminar dos revisores oficiais de contas.

Sobre um eventual procedimento criminal imputado aos dois funcionários, a direção da instituição entregou o caso aos seus advogados.

Para Rui Pinto, uma das preocupações do momento é tentar que a instituição seja ressarcida do dinheiro o mais rapidamente possível.

À Lusa, o diretor apelou à calma dos associados, garantindo que a Cooperativa Agrícola de Felgueiras tem condições financeiras para honrar os compromissos assumidos, inclusive pagar a 900 viticultores, no Natal, a primeira fatia relativa à campanha de vindimas.

A Cooperativa Agrícola de Felgueiras é uma das maiores do norte do país, liderando a produção nacional de vinho verde e de quivi.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Detido suspeito de incendiar casas de vizinhos e tentativa de homicídio em Santo Tirso

A Policia Judiciária (PJ) deteve um homem de 33 anos suspeito de incendiar casas de familiares e vizinhos em Santo Tirso, de detenção de arma proibida, tentativa de homicídio e dano e coação na forma tentada, foi esta terça-feira anunciado.

Vai nascer laboratório de investigação no antigo Raf Park em Matosinhos

A Câmara de Matosinhos quer construir um laboratório de investigação ambiental e agrícola, no local onde estava situado o antigo Raf Park, em Santa Cruz do Bispo.