BE critica "abate maciço" de árvores em Barcelos, câmara alega razões de segurança

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 13 nov (Lusa) -- O BE de Barcelos acusou hoje a câmara de um "autêntico atentado ambiental" com o abate de mais de 150 árvores na via pública, mas o município alega questões de segurança e diz ter plantado novas árvores.

Em comunicado, o BE fala em "abate maciço" e refere que só na requalificação das avenidas Nuno Álvares Pereira e João Duarte foram derrubadas "mais de centena e meia" de árvores, acrescentando que desde aí há registo de "várias dezenas mais".

"O Bloco de Esquerda manifesta a sua mais veemente indignação contra este abate de árvores em nome de tudo e de nada. Somos totalmente contra este abate", acrescenta o comunicado.

O partido exige o fim imediato da ação e diz-se disponível para "engrossar um movimento cívico que defenda a natureza, um modelo de desenvolvimento mais sustentável e consentâneo com o ambiente e o património arbóreo" da cidade e do concelho de Barcelos.

Num comunicado enviado à Lusa, a câmara rejeita qualquer acusação de abates maciços de árvores na área urbana e sublinha que nas avenidas mencionadas pelo BE procedeu à replantação de novas árvores.

"A reposição de espécies arbóreas naqueles e noutros espaços onde foram executadas obras de intervenção urbanística desmente totalmente a tese de abate indiscriminado", acrescenta.

Segundo a autarquia, a remoção das árvores resultou de questões de segurança detetadas pelos serviços municipais e "sistematicamente reportadas" pelos cidadãos ao município, bem como na necessidade de reorganização do espaço público.

De entre essas questões, a câmara destaca o mau estado do pavimento e a destruição de infraestruturas subterrâneas, passeios e vias de circulação, provocados pelas raízes das árvores, bem como o estado fitossanitário das próprias árvores, "do qual depende, muitas vezes, a segurança pública".

"É lamentável que o Bloco de Esquerda não refira uma única vez a reposição das árvores", refere.

A autarquia aponta, por exemplo, a intervenção levada a cabo em frente à EB 2,3 Rosa Ramalho, em Barcelinhos: "De facto, as árvores aí existentes foram removidas e substituídas por novas espécies, permitindo também uma melhoria do espaço para a circulação dos alunos e de toda a comunidade escolar, dos transportes coletivos e do restante tráfego automóvel".

O Município lembra que o abate naquele local também se deveu a problemas causados pelo pólen das árvores que, por diversas vezes, criaram problemas de saúde aos alunos.

"Sempre que as circunstâncias obrigam, a câmara municipal procede ao abate seletivo de espécies arbóreas, procurando minimizar os impactos decorrentes dessas situações com a reposição de novas espécies", remata.

VCP // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.