Povo de Castro Laboreiro na rua contra transferência dos Correios para pastelaria

| Norte
Porto Canal / Agências

Melgaço, 03 jun (Lusa) - Mais 200 de pessoas de Castro Laboreiro, em Melgaço, concentraram-se hoje à porta do posto de correios local em protesto contra o fecho daquele espaço, cujo serviço passou a ser assegurado por uma pastelaria da aldeia.

"Você vai lá tomar um café e eu vou entregar uma carta, quem é que atendem primeiro na pastelaria? Quem dá mais lucro? Isto para não falar dos problemas de responsabilidade e de privacidade que um serviço público como este exige", afirmou à Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Castro Laboreiro.

Segundo Adelino Esteves, o posto dos CTT daquela vila, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, a 26 quilómetros da sede do concelho de Melgaço, funcionava num espaço arrendado a privados e foi fechado "sem qualquer aviso" ao final do dia da passada quinta-feira.

"Fizeram isto pela calada da noite. Se andaram por aí a falar com pastelarias e outros privados, por que é que não dialogaram com a Junta de Freguesia, que é em quem as pessoas confiam, para tentarmos arranjar alguma solução?", questionou o autarca durante a manifestação de hoje, que juntou à porta da estação dos correios, já fechada, mais de 200 pessoas da terra.

"Somos uma freguesia com muitos idosos, muitos antigos emigrantes que têm de levantar as reformas, e fomos tratados como uns analfabetos. Alguns lugares estão a mais de 40 quilómetros do centro de Melgaço e com isso ninguém se preocupou", criticou o autarca.

Garantiu ainda a disponibilidade daquela Junta em assegurar este serviço, de forma a mantê-lo "dentro da esfera pública", apelando por isso ao "diálogo" da administração dos Correios, algo que, afirma, "não aconteceu até agora".

"Isto não é brincadeira nenhuma, é a vida das pessoas", insurgiu-se.

Com cerca de 500 habitantes, Castro Laboreiro é uma das maiores freguesias do Alto Minho, em termos de território, mas também das mais envelhecidas e isoladas da região, com o núcleo central da aldeia a mais de 800 metros de altitude.

Aquele posto funciona desde 1957 e serve "uma população maioritariamente idosa da parte alta do concelho", não apenas Castro Laboreiro como também das freguesias limítrofes de Lamas de Mouro e Fiães.

A intenção de entrega do serviço a um privado local "já era conhecida" localmente há algumas semanas, explicou fonte da Câmara de Melgaço, o que levou a população a elaborar um abaixo-assinado de protesto, subscrito por mais de 400 pessoas e entretanto remetido à administração dos CTT, reclamando que o serviço de Correios continue a ser prestado por uma entidade pública.

PYJ // JGJ Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).