Secundária de Anadia sem aulas e com protesto por obras da nova escola estarem paradas

| Norte
Porto Canal / Agências

Anadia, 13 nov (Lusa) - A Escola Secundária de Anadia está hoje sem aulas, devido ao protesto conjunto de pais e alunos, contra o estado de degradação das instalações e o abandono das obras da escola nova pela empresa Parque Escolar.

Logo de manhã, pais e alunos mantiveram-se no exterior da escola em protesto, que inicialmente apareceu encerrada, com os portões fechados com correntes e cadeados, que foram removidos na presença da GNR.

"A degradação da escola tem vindo a avançar nos últimos anos em ritmo acelerado e o conselho geral e a própria associação de pais têm pedido esclarecimentos ao Ministério da Educação sobre o que pode ser feito para resolver o problema, visto que já há uma escola nova que estava a ser construída, sem nenhuma resposta objetiva", explicou à Lusa Luís Pidwell, da Associação de Estudantes.

Luís Pidwell demarcou-se da ação de colocar cadeados e correntes nos portões, que atribuiu ao "entusiasmo" de alguns alunos.

"Trancar a escola não estava nos nossos planos, mas que se deve ao entusiasmo de alguns alunos que escapa ao nosso controlo. O objetivo foi paralisar a escola como está a acontecer porque os portões neste momento estão abertos e os alunos não entram e permanecem no exterior", disse.

Várias são as deficiências apontadas, quer por alunos, quer pelos pais: quando chove, a água escorre pelos tetos e paredes e tem de ser aparada com baldes. As persianas não trabalham, havendo salas com pouca luz ou sol a dar nos olhos e as janelas de madeira já não abrem ou não fecham, o que deixa passar o frio e as correntes de ar.

Deficiências elétricas - já houve um foco de incêndio no quadro -, fissuras nas paredes dos edifícios e abatimentos do terreno, são problemas de segurança que o conselho geral levantou e que levaram, há dois meses, a uma visita de inspeção de técnicos do Ministério, cujos resultados não foram comunicados à escola.

A degradação é antiga, levando o Ministério da Educação a decidir construir uma nova escola, em terreno cedido pela Câmara e as obras começaram, mas os trabalhos foram suspensos pela empresa Parque Escolar.

A justificação de Nuno Crato para as obras não serem retomadas foi relacionada com processos de falência dos empreiteiros. O argumento não convence os pais de Anadia, porque, dizem, o empreiteiro continuou a fazer empreitadas para o Ministério.

"Quando a obra foi suspensa, o empreiteiro tinha também em obra uma escola na Gafanha da Nazaré, que estava a ser remodelada e deu prioridade porque era uma escola que tinha alunos, enquanto aqui se tratava de uma escola nova. Percebemos a prioridade, mas estávamos convencidos que passado um ano a obra da nova escola aqui arrancava, o que não aconteceu", explicaram.

A degradação da escola de ensino público favorece a concorrência dos colégios da região, que dispõem de instalações bem melhores, segundo alguns pais indignados, para quem "a Secundária de Anadia merece o novo edifício, até porque tem vindo a subir no "ranking", apesar da falta de condições e esse esforço deve ser reconhecido".

Patrícia Flores, da Associação de Pais, diz que o objetivo do protesto é chamar a atenção para a situação que se vive diariamente na escola e comenta que, se há problemas com o empreiteiro, "têm de ser resolvidos e ninguém ainda deu essa explicação aos pais".

A representante dos pais diz que nenhuma informação lhes é dada sobre a construção da nova escola e que a velha "chegou a um ponto em que não é possível continuar como está, apesar de intervenções" pontuais.

"Está uma parte da nova escola feita. Precisamos é que a obra seja concluída", finalizou.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.