Vulcão em erupção na Indonésia força retirada de mais de 5.000 pessoas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Jacarta, 13 nov (Lusa) -- Mais de 5.000 pessoas foram retiradas, no oeste da Indonésia, após uma série de violentas erupções vulcânicas, informa hoje a imprensa local.

O monte Singabung, no norte da ilha de Samatra, apresenta desde o início do mês uma grande atividade vulcânica, expelindo rochas, cinzas e lava até sete quilómetros de altura.

O Sinabung 'acordou' em setembro pela primeira vez desde 2010, após ter estado adormecido durante quase um século.

O porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Sutopo Purwo Nugruho, indicou, segundo a agência noticiosa Antara, que as pessoas que foram retiradas pertencem a diferentes aldeias na região de Karo.

A Indonésia assenta no chamado "anel de fogo" do Pacífico, uma zona de forte atividade sísmica e vulcânica, abrigando dezenas de vulcões ativos.

Um dos mais perigosos, o Mérapi, situado na ilha central de Java, causou mais de 350 mortos durante uma série de erupções durante o ano de 2010.

DM (EJ) // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.