Dezasseis distritos do país sob 'Aviso Amarelo' devido à chuva e vento forte

Dezasseis distritos do país sob 'Aviso Amarelo' devido à chuva e vento forte
| País
Porto Canal com Lusa

Dezasseis distritos do país estão hoje sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de rajadas de vento e períodos de chuva, por vezes forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A ilha de Porto Santo, na Madeira, também está sob 'Aviso Amarelo' devido à agitação marítima, com ondas de quatro a cinco metros, e vento forte do quadrante oeste com rajadas até 85 km/h.

O alerta para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Portalegre, Viseu, Guarda e Coimbra deve-se à previsão de vento forte com rajadas, segundo informação do IPMA.

Já Castelo Branco, Leiria, Setúbal, Beja e Faro estão sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de vento forte com rajadas e períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Santarém, Lisboa e Évora estão sob 'Aviso Amarelo' por causa da previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O 'Aviso Amarelo' é o menos grave de uma escala de três e representa risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje, na região norte, céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva fraca a partir da tarde, intensificando para o fim do dia.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante leste, soprando temporariamente moderado a forte (30 a 50 km/h) e por vezes com rajadas até 90 km/h nas terras altas.

Para as regiões centro e sul a previsão aponta para céu geralmente muito nublado e aguaceiros, que a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela podem ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial durante a tarde.

O vento estará moderado (25 a 35 km/h) predominando de sueste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h), por vezes com rajadas até 75 km/h no litoral e sendo forte (40 a 55 km/h), por vezes com rajadas até 90 km/h, nas terras altas.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 16 graus Celsius em Lisboa, 19 em Faro e 17 no Porto.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.