Aguiar-Branco diz que Governo avaliará ajuda às Filipinas se for solicitada

| Mundo
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 nov (Lusa) - O ministro da Defesa Nacional afirmou hoje que, no âmbito da sua tutela, não foi solicitada ajuda a Portugal na sequência da tragédia nas Filipinas e manifestou disponibilidade para avaliar se a ajuda for pedida.

"Não foi solicitado até agora qualquer ajuda, se vier a ser solicitada, será avaliada", afirmou José Pedro Aguiar-Branco, após questionado pelos jornalistas sobre se Portugal pondera enviar alguma ajuda àquele país.

Interrogado sobre a disponibilidade para enviar meios aéreos, Aguiar-Branco reiterou que só "quando e se vier a ser solicitado" é que o Governo poderá ver "se essa ajuda pode ser dada e em que termos".

"Nós sempre tivemos atitudes e intervenções de caráter solidário mas até este momento não foi pedida nenhuma intervenção a esse nível", disse o ministro, que falava aos jornalistas no final de uma audição na comissão parlamentar de Defesa Nacional.

A passagem do tufão Haiyan pelas Filipinas, há quatro dias, fez cerca de 10.000 mortos e milhões de afetados, com dificuldade de acesso a alimentos, abrigos ou assistência médica, segundo uma estimativa da ONU.

SF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.