Centro de Reabilitação do Norte pode abrir em Dezembro - Misericórdia do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 12 nov (Lusa) - O provedor da Santa Casa de Misericórdia do Porto, António Tavares, disse hoje ter expectativa de que o Centro de Reabilitação do Norte abra em dezembro, mas confirmou que o contrato final de gestão "ainda não está concluído".

" Estamos a trabalhar em cima do contrato final de gestão. Estamos a tentar que em dezembro venha a abrir e presumo que até lá há conclusão do processo negocial. Mas não nos queremos precipitar", disse, à agência Lusa, António Tavares.

As instalações do Centro de Reabilitação do Norte estão prontas desde agosto de 2012 mas permanecem encerradas.

Já em agosto deste ano o Governo decidiu entregar 28 hospitais públicos às Misericórdias portuguesas e entre as unidades que mudaram de mãos está este centro, localizado em Valadares, concelho de Vila Nova de Gaia, que foi entregue à Sanca Casa de Misericórdia do Porto.

O provedor falava à margem do lançamento Plataforma Operacional do Porto do Banco de Inovação Social, cerimónia que decorreu hoje na Casa da Prelada, mas quando questionado sobre se tinha novidades sobre uma eventual passagem da gestão do Hospital Santo António, do Porto, para a alçada da Misericórdia, António Tavares preferiu não se "alongar" em "considerações".

"É natural que, a vir-se a equacionar, seja o último hospital a vir para cima da mesa. Os hospitais que se têm vindo a falar são hospitais pequeninos e fáceis de resolver", disse o provedor.

António Tavares adicionou que esta "não é uma situação imediata" até porque sobre o Hospital Santo António, a SCMP vai querer saber "em que contexto é que ele está". "Ou seja se é do domínio do Centro Hospitalar do Porto com a maternidade e com o Maria Pia ou fora desse contexto", concluiu.

O Hospital de Santo António é um dos estabelecimentos de saúde nacionalizados depois do 25 de Abril que antes pertencia à Santa Casa de Misericórdia do Porto.

PYT // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.