Tribunal egípcio ordena fim do estado de emergência decretado há três meses

| Mundo
Porto Canal / Agências

Cairo, 12 nov (Lusa) -- O Tribunal Administrativo do Egito ordenou hoje o fim do estado de emergência e do recolher obrigatório impostos há três meses, depois da dispersão sangrenta de uma manifestação de islamitas em agosto.

O Governo reagiu através de um comunicado no qual afirma que respeitará a decisão judicial, mas que só a aplicará depois de ser oficialmente notificado, o que ainda não ocorreu.

"O Governo está empenhado na implementação das decisões judiciais. O Governo aguarda o texto do veredicto", lê-se no comunicado.

O presidente interino do Egito, Adly Mansur, declarou o estado de emergência a 14 de agosto, quando focos de violência surgiam em várias cidades do país em protesto contra a violenta dispersão de uma manifestação de apoio ao presidente deposto, o islamita Mohamed Morsi.

Centenas de pessoas morreram na repressão do protesto, a maioria apoiantes de Morsi, e grupos islamitas de vários pontos do país retaliaram com ataques às forças de segurança e a igrejas e residências de cristãos coptas.

O estado de emergência dá poderes alargados de detenção às forças de segurança.

MDR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.