Câmara do Porto avalia património para tentar reinstalar esquadra de Cedofeita

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 12 nov (Lusa) -- O presidente da Câmara do Porto revelou hoje que a autarquia está a fazer um levantamento de instalações que possam servir para reinstalar a esquadra de Cedofeita e adiantou ter agendado para quinta-feira uma reunião com a PSP.

A informação sobre o encontro entre Rui Moreira e o comandante Metropolitano da PSP do Porto, Francisco Bagina, foi transmitida ao executivo na reunião camarária privada de hoje e confirmada aos jornalistas por fonte camarária no fim da sessão em que o autarca mostrou "bastante preocupação" com a situação de algumas esquadras da cidade, nomeadamente a de Cedofeita.

A mesma fonte da autarquia indicou que a Câmara está já a fazer "um levantamento do património da Câmara que possa ser utilizável pela PSP", nomeadamente para a esquadra de Cedofeita, encerrada no fim de outubro. Esse deverá ser um dos assuntos em cima da mesa de discussões da reunião com o comandante da polícia.

O assunto foi abordado no período de antes da ordem do dia da primeira reunião privada deste mandato pela CDU, que na segunda-feira, numa visita à esquadra do Infante, chamou a atenção para o encerramento das instalações de Cedofeita e para outros problemas relacionados com a PSP do Porto.

Pedro Carvalho, da CDU, explicou hoje estar também preocupado com o edifício onde está instalada a Divisão de Trânsito, que já sofreu uma derrocada.

No âmbito da visita à esquadra do Infante, o comunista alertou também para aquela unidade, onde as obras de requalificação de 250 mil euros, já concluídas, deixaram problemas de "infiltrações na secretaria e nas escadas".

Na reunião camarária de 15 de outubro, o presidente da Câmara do Porto cessante, Rui Rio, disse estar convencido de que o Governo está a tentar encontrar na zona de Cedofeita novas instalações para a 12º esquadra da PSP, nomeadamente devido aos "contactos que a tutela tem vindo a fazer" com a autarquia.

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.