Policiamento reforçado nos polos universitários do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

A PSP e Federação Académica do Porto (FAP) formalizaram hoje uma parceria que visa criar um conjunto de mecanismos e um policiamento de proximidade que reforce nos estudantes o sentimento de segurança.

"Muitas vezes os dados estatísticos até nos indicam que não há um aumento da criminalidade, mas isso não tem correspondência naquilo que é o sentimento dos estudantes. O que nós precisamos é incentivar os estudantes a relatar todas as situações de que são vítimas" para que PSP possa "monitorizar o fenómeno" e "dar uma resposta mais eficaz ao problema", disse o presidente da FAP.

Segundo Ruben Alves, os furtos a veículos e as abordagens a estudantes com o intuito de lhes furtarem os seus bens pessoais, são os crimes que os estudantes mais denunciam.

"Temos tido alguns relatos de que isso está a acontecer nos vários polos. Decidimos, por isso, estabelecer este tipo de parceria com a PSP e incentivar os estudantes a que comuniquem todas as situações. É importante que os estudantes percebam que não se devem resignar ao facto de terem sido assaltados por acharem que comunicar o caso a Policia não vai resultar em nada", sublinhou.

O policiamento irá assentar em vetores fundamentais, tais como, proximidade e interação com a comunidade académica no desenvolvimento das melhores práticas de segurança junto das instituições de ensino superior do Porto.

Em declarações aos jornalistas, o comandante metropolitano da PSP do Porto, Francisco Bagina, disse que "a criminalidade grave e violenta, como sejam os roubos, diminuíram entre 2012 e 2013, uma média de 20%" e que em relação aos furtos também houve um decréscimo de "cinco ou seis por cento".

"O que não quer dizer que, às vezes, num polo ou noutro não haja uma maior incidência, ainda que seja conjuntural", acrescentou.

De acordo com Francisco Bagina, a PSP do Porto tem cerca de 70 pessoas a trabalhar em exclusivo nos programas especiais escolas.

"O que queremos com este protocolo com a FAP é afinar a comunicação, torná-la mais rápida. Aumentando-se a comunicação, nós sabemos mais do fenómeno e a própria federação e as associações de estudantes passam a conhecer melhor a nossa forma de trabalhar. Será mais fácil detetar e resolver os problemas", acrescentou o comandante distrital da PSP do Porto.

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.