Máquinas do Metro do Porto continuam a recusar novas notas de 5, solução sem data

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 03 jun (Lusa) -- As máquinas de títulos para o Andante do Metro do Porto continuam a não aceitar as novas notas de cinco euros, e ainda não há uma data para a resolução do problema, disse hoje à Lusa fonte daquela empresa.

"Continuamos a trabalhar na solução, mas ainda não há uma data prevista para a resolução do problema", disse à Lusa fonte das relações públicas do Metro Porto.

A nova série de notas de euro, denominada "série Europa" e em circulação há mais de um mês, continua a ser rejeitada pelas cerca de 100 máquinas instaladas nas estações de metro do Porto.

Há 15 dias a Lusa noticiava que a empresa de Transportes Intermodais do Porto (TIP), entidade que gere o sistema do Andante, estava a trabalhar numa solução, mas até ao momento ainda não foi possível pôr termo ao problema das notas novas de cinco euros não estarem a ser aceites nas máquinas de vendas de bilhetes Andante.

As alternativas para comprar os bilhetes no Metro no Porto têm passado por recarregar o Andante nas lojas do Metro do Porto, pagar com multibanco ou pagar com notas de valor mais elevado ou com moedas.

A nova série de notas de euro é denominada "série Europa" devido a um retrato de Europa -- uma figura da mitologia grega que deu origem ao nome do continente -- que aparece no holograma e na marca de água das notas.

O Banco de Portugal explica, na sua página da Internet, que a série Europa continuará a proporcionar "excelente proteção contra a contrafação, tornando as notas de euro ainda mais seguras".

O Banco de Portugal emitiu um comunicado a lembrar que "quaisquer equipamentos que aceitem pagamentos com notas têm de ter o software adaptado" ao tipo de notas que irão poder receber.

"A responsabilidade pela atualização de software, de modo a permitir que os equipamentos aceitem a nova nota de cinco euros da série Europa, é dos próprios fornecedores de equipamentos", referia o comunicado do Banco de Portugal, acrescentando que aos fornecedores foi dada a possibilidade de fazerem os necessários testes desde novembro de 2012, em qualquer banco central nacional do Euro sistema.

CCM // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.