Polis lança concurso de 738 mil euros para desassorear Barrinha de Mira

| Economia
Porto Canal com Lusa

Mira, Coimbra, 25 nov (Lusa) - A sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro lançou hoje o concurso público para o desassoreamento da Barrinha de Mira, empreitada financiada exclusivamente por fundos comunitários, com um preço base de 738 mil euros.

O concurso público decorre da aprovação da candidatura "Desassoreamento da Barrinha de Mira com transposição de sedimentos para o Litoral" pelo programa comunitário POSEUR e o início dos trabalhos deve ocorrer após o fim da época balnear de 2017.

"Trata-se de excelentes notícias para o concelho, porquanto a manutenção da Barrinha em perfeitas condições é fundamental à prossecução da estratégia de turismo sustentado para o concelho, nomeadamente no nicho do ecoturismo", disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida.

O autarca considera que a abertura do concurso "é o culminar de um processo negocial, integrador e convergente, com vista à concretização entre a Polis da Ria de Aveiro, o município de Mira e demais entidades com competência sobre o sistema hídrico em que se insere a Barrinha de Mira, do respetivo desassoreamento e reposição da qualidade ambiental desta lagoa costeira".

Raul Almeida agradece ainda o "bom acolhimento dos ministros da tutela, tanto do anterior como do atual Governo", ao projeto de desassoreamento da Barrinha, lembrando que "esta caminhada" para desassorear arrancou no início do seu mandato.

A intervenção consiste na remoção de uma camada do fundo da Barrinha e transposição desses sedimentos para o litoral, com a respetiva deposição na zona de rebentação, sendo a reposição realizada a partir do esporão da Praia de Mira.

Segundo a Polis, a intervenção terá "a dupla função de, por um lado, desassorear a lagoa, como essencial para a recuperação e valorização dos ecossistemas e para a prevenção de cheias, e, por outro, reforçar a praia com os sedimentos provenientes do desassoreamento", apresentando-se como uma solução técnica bastante adequada e sustentável para proteção costeira em zona de risco.

A Polis Litoral Ria de Aveiro - Sociedade de Requalificação e Valorização da Ria de Aveiro, SA, é uma entidade de capitais exclusivamente públicos, com maioria do Estado (56%), que tem como missão a operacionalização da intervenção de requalificação e valorização da Ria de Aveiro.

RBF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.