Conselho Geral da Universidade do Porto a votos na quinta-feira com cinco listas

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 03 jun (Lusa) -- O Conselho Geral da Universidade do Porto, um órgão constituído por 23 membros, vai a eleições na próxima quinta-feira, após um processo eleitoral iniciado a 18 de março deste ano.

Apresentam-se quatro listas candidatas para os representantes dos professores e investigadores e uma lista para o pessoal não docente e não investigador, lê-se na página da Internet da Universidade do Porto (UP).

As listas que vão a votos no setor dos "Professores e Investigadores" são quatro: a Lista A "Unidade Plural", Lista B "Uma Transformação Antecipada", Lista C "Renovação, Diversidade e Cultura Democrática", Lista D "Mais UP".

E a lista única para o setor do "Pessoal Não docente e não investigador" é a Lista A com o lema "Comunicar para estruturar".

O ato eleitoral realiza-se entre as 10:00 às 20:00 de quinta-feira, nas diferentes mesas de voto das faculdades e serviços da UP.

O Conselho Geral, atualmente presidido por Luís Portela, é um órgão de governo da UP constituído por 23 membros, designadamente 12 representantes dos docentes e investigadores, quatro representantes dos estudantes e um representante do pessoal não docente. À estrutura pertencem ainda seis personalidades externas à UP.

O mandato dos membros eleitos ou designados é de quatro anos, exceto no caso dos estudantes em que é de dois anos.

Entre as competências do Conselho Geral da Universidade do Porto estão, por exemplo, a eleição do reitor daquela Universidade, bem como a aprovação -- sob proposta do reitor - das linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.

O presidente do Conselho Geral tem competência para convocar e presidir às reuniões, declarar ou verificar as vagas no Conselho Geral e proceder às substituições, assim como propor a aprovação do Conselho Geral o regulamento de funcionamento, o regulamento para eleição e cooptação dos membros do Conselho Geral e o regulamento para eleição do reitor.

Com o objetivo de esclarecer a comunidade académica sobre o que está em causa no processo eleitoral do Conselho Geral, a Universidade Porto promove na próxima terça-feira um debate com os representantes das listas. A discussão estende-se depois ao público presente e à comunidade cibernáutica, que poderá colocar questões a partir de um endereço eletrónico conselhogeral2013@gmail.com.

CCM // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.