Sucesso de projeto de saúde mental em Coimbra sugere o seu alargamento ao país

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 24 nov (Lusa) -- Os programas para a promoção da saúde mental, que foram aplicados durante o último ano em Coimbra, com "resultados muito positivos", deveriam ser alargados a todo o país, defende uma das especialistas envolvidas no projeto.

Os programas 'Anos incríveis para a promoção da saúde mental', que foram aplicados em escolas do ensino pré-escolar e em centros de saúde do distrito de Coimbra, deveriam ser alargados a todo o país "porque os resultados são muito positivos", disse à agência Lusa Maria João Seabra Santos, uma das coordenadoras da execução do plano.

Os resultados da aplicação em Coimbra dos programas, destinados a pais e a profissionais de educação e de saúde, vão ser debatidos numa conferência, na sexta-feira, a partir das 09:30, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC).

Visando diminuir desigualdades sociais e promover a saúde mental em crianças em idade pré-escolar, os 'Anos incríveis', que já tinham sido testados com sucesso em Portugal, foram agora executados por uma equipa de especialistas da FPCEUC em "60 jardins-de-infância de zonas carenciadas do distrito de Coimbra".

A aplicação dos programas, coordenada por Maria João Seabra Santos e Maria Filomena Gaspar, foi possível graças a um financiamento internacional, no âmbito do 'Iniciativas de saúde pública', do European Economic Area Grants (EEA-Grants), um mecanismo financeiro do espaço económico europeu, que conta com a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega como países doadores.

O alargamento do projeto a todo o território português implicaria, no entanto, a disponibilização de "meios materiais e, sobretudo, humanos", reconhece Maria João Seabra Santos, que também é professora da FPCEUC.

Ao "dar formação e fornecer instrumentos" aos profissionais de educação e de saúde para "lidarem melhor com as crianças e famílias", o programa promove "a melhoria das práticas", que "se traduzem no desenvolvimento de competências sócio-emocionais e na diminuição de comportamentos problemáticos", como se verificou em Coimbra, sublinha a especialista.

Mas os resultados alcançados "não são novidade", pois, refere Maria João Seabra Santos, correspondem aquilo que já se tinha intuído, designadamente em função do que foi verificado noutros países.

Depois das ações desenvolvidas no âmbito dos 'Anos incríveis', "os técnicos sentiram-se mais capazes", assegura a especialista, sublinhando que se registaram "grande adesão" e "elevados níveis de satisfação por parte dos profissionais" junto dos quais o programa foi aplicado.

O projeto 'Anos incríveis para a promoção da saúde mental' é encerrado na sexta-feira com uma conferência na FPCEUC, durante a qual vai ser debatido (considerando, designadamente, os resultados alcançados com a sua aplicação no distrito de Coimbra) por especialistas portugueses e estrangeiros, técnicos de educação e de saúde e dirigentes políticos e da administração pública, ligada à educação, à saúde e à segurança social.

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).