PR da Turquia apela à calma, assegura que "mensagem" dos protestos foi recebida

| Mundo
Porto Canal / Agências

Ancara, 03 jun (Lusa) -- O Presidente da Turquia, Abdullah Gul, apelou hoje à calma depois de quatro dias consecutivos de protestos e assegurou aos manifestantes que a sua "mensagem" foi "recebida".

"A democracia não significa apenas eleições", afirmou o Presidente, segundo a agência turca Anatólia.

"As mensagens enviadas com boas intenções foram recebidas", acrescentou.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, tem afirmado que os manifestantes estão a ser manipulados por grupos extremistas e devem mostrar o seu descontentamento "nas urnas", instando-os a suspender imediatamente os protestos.

"Apelo a todos os cidadãos que obedeçam às regras e demonstrem as suas objeções e opiniões de maneira pacífica, como já fizeram", afirmou Gul, pedindo aos manifestantes que estejam atentos a "organizações ilegais" que possam infiltrar-se nos protestos.

Istambul é palco desde há quatro dias de violentos protestos, que no fim de semana se estenderam a dezenas de outras cidades turcas.

Os protestos têm sido marcados por forte repressão policial, nomeadamente com recurso a canhões de água e gases lacrimogéneos, e centenas de pessoas foram feridas. Mais de 1.700 manifestantes foram detidos, 500 dos quais em Ancara e 250 em Esmirna.

As manifestações começaram como um protesto contra um projeto imobiliário para um parque no centro de Istambul, o parque Gezi, mas depois da repressão de sexta-feira os manifestantes começaram a contestar o Governo de Erdogan, do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), que acusam de tentar islamizar a sociedade.

MDR // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.