Tufão nas Filipinas pode ter afetado até quatro milhões de crianças - Unicef

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Iorque, 10 nov (Lusa) - A Unicef estimou hoje que até quatro milhões de crianças podem ter sido afetadas, nas Filipinas, pelo tufão Haiyán, que terá feito, segundo as autoridades, mais de dez mil mortos.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) indicou, em comunicado, que está a acelerar o envio de provisões de urgência para as zonas mais afetadas pelo furacão, que atingiu as Filipinas na quinta-feira.

Contudo, "chegar às zonas mais afetadas é muito difícil" porque "os acessos estão limitados devido aos estragos causados pelo tufão nas infraestruturas e comunicações", admitiu na nota o chefe da delegação da Unicef das Filipinas, Tomoo Hozumi.

A Unicef adiantou que providenciou alimentos para crianças, bem como água e material higiénico-sanitário para três mil famílias, que serão distribuídos, assim que os acessos o permitirem, na zona de Tacloban, capital devastada da província de Leyte.

Material avaliado num milhão de euros, incluindo sabão, pastilhas purificantes de água, suplementos nutritivos, mantas e medicamentos, começou a ser enviado, por avião, a partir de Copenhaga, na Dinamarca.

Guardado num armazém da Unicef, o material permitirá ajudar mais dez mil famílias, nomeadamente os afetados por um recente terramoto na zona de Bohol.

A Unicef alertou ainda para o aumento dos riscos de as crianças caírem em redes de tráfico de menores, lembrando que os mais pequenos necessitam de "espaços seguros e protegidos para brincar e retomar os seus estudos".

ER // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.