Austrália anuncia ajuda humanitária de 7 ME às Filipinas após tufão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 11 nov (Lusa) -- A Austrália anunciou hoje que vai dar o equivalente a 7 milhões de euros em ajuda humanitária às Filipinas, país devastado pelo tufão Haiyan, que se estima que tenha causado cerca de dez mil mortos.

A ministra dos Negócios Estrangeiros australiana, Julie Bishop, disse, em conferência de imprensa, em Camberra, que o pacote de ajuda foi aprovado em resposta à tragédia "absolutamente devastadora" e de "grande escala".

A maior parte da verba destinar-se-á a dar resposta ao apelo de ajuda de emergência das Nações Unidas, bem como à Cruz Vermelha e a outras organizações governamentais que trabalham na zona do desastre.

"As perdas de vidas, os danos que sofreram propriedades e casas foram absolutamente devastadores", disse, ao anunciar a ajuda no valor de 10 milhões de dólares australianos (7 milhões de euros).

Julie Bishop assinalou que a Austrália está disposta a fornecer mais assistência às Filipinas, para onde enviou, durante o fim de semana, vários materiais, como mosquiteiros, colchões e contentores de água, avaliados em 375.000 dólares (280.000 euros).

Além disso, o governo de Camberra enviou três especialistas em desastres, dos quais dois já se encontram na zona de emergência.

Por seu lado, a Nova Zelândia vai canalizar 1,6 milhões de dólares (1,2 milhões de euros) em ajuda humanitária para as Filipinas, anunciou hoje o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Murray McCully.

"O tufão Haiyan causou danos significativos e afetou mais de 4,4 milhões de pessoas em 36 províncias das Filipinas", realçou Murray McCully, em comunicado.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.