Japão vai enviar equipas médicas de emergência para as Filipinas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 11 nov (Lusa) -- O Japão anunciou hoje o envio de equipas médias para as Filipinas para prestarem assistência aos afetados pelo devastador tufão Haiyan, o qual poderá ter feito mais de dez mil mortos, segundo as estimativas oficiais.

"Estamos a ultimar com o Governo filipino o envio do nosso contingente de emergências hoje mesmo", afirmou o ministro porta-voz nipónico, Yoshihide Suga.

A delegação será formada por 25 especialistas, entre médicos e enfermeiras, pertencentes à Equipa Japonesa de Ajuda em caso de Desastres.

"Queremos aumentar o volume de ajuda o mais possível, de acordo com as necessidades locais e os pedidos por parte do Governo das Filipinas", disse Suga, em declarações citadas pela agência Kyodo.

Em paralelo, o Japão enviou, no domingo, dois representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Agência de Cooperação Internacional nipónica ao país para avaliarem a situação.

O tufão Haiyan, batizado de Yolanda pelas autoridades filipinas, golpeou, esta quinta-feira, as Filipinas, sobretudo a cidade de Tacloban, no leste do país, poderá ter causado, segundo as estimativas oficiais, cerca de dez mil mortos e afetado 9,4 milhões de pessoas.

Segundo estimativas da Unicef, quatro milhões de crianças poderão ter sido afetados de alguma forma pelo tufão.

Face a esta situação, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, instou a comunidade internacional a continuar a mostrar a sua solidariedade para com o povo filipino.

Depois de arrasar as Filipinas, o Haiyan chegou ao norte do Vietname com ventos superiores a 100 quilómetros por hora, obrigando as autoridades a procederem à retirada de cerca de 600 mil pessoas.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.