GNR pede informações sobre sequestradores de médico que terão voltado a Portugal

| Norte
Porto Canal

A GNR admitiu hoje que os dois sequestradores de um médico de Arcos de Valdevez, entretanto libertado na Galiza, possam ter regressado a Portugal nas últimas horas, pedindo à população para participar qualquer movimentação estranha.

"A GNR admite que estes dois elementos possam ter vindo ontem [domingo] a Portugal. Se ainda estão cá, não conseguimos dizer", afirmou à agência Lusa uma fonte daquela força policial.

Pelas 18:00 de domingo um morador da zona de Cossourado, freguesia de Paredes de Coura, de onde é natural um dos sequestradores, alertou a GNR para a presença de ambos na localidade.

Segundo aquela força, foram mobilizados para o local mais de 20 militares e foram revistadas três residências, mas sem confirmação da presença dos dois homens, considerados "muito perigosos" e que estarão armados.

Na quinta-feira à noite, à porta de um supermercado de Arcos de Valdevez, o duo sequestrou um médico de 62 anos, através de 'carjacking'.

O clínico foi libertado mais de 20 horas depois, na Galiza, de onde é natural o sequestrador considerado mais perigoso, sendo esta dupla conhecida por se movimentar facilmente entre os dois lados da fronteira.

"Basta ver que daquela zona [Cossourado] à fronteira de Tui/Valença são quinze minutos. É muito importante que as pessoas nos comuniquem qualquer informação", acrescentou fonte da GNR.

A Guardia Civil, que admite igualmente como "provável" o regresso destes dois homens, de 45 e 32 anos, a Portugal, também difundiu no domingo um novo alerta à população de Tui, pedindo a comunicação de qualquer informação sobre estes indivíduos.

Além disso, o facto de os dois assaltantes serem já conhecidos da opinião pública, pela publicação em Portugal e Espanha das respetivas fotografias, é para a GNR um elemento que pode facilitar a deteção dos suspeitos.

Em Portugal a investigação está a cargo da Polícia Judiciária, mantendo a GNR um dispositivo de vigilância no terreno.

A viatura topo de gama utilizada no 'carjacking' do médico, que entretanto confessou ter sido obrigado a fazer levantamentos bancários de "milhares de euros", foi encontrada domingo à noite na zona de Redondela, Galiza, próximo da fronteira portuguesa.

Os dois suspeitos estarão em fuga, segundo as autoridades espanholas, com outra viatura topo de gama furtada.

Desde sexta-feira já terão furtado pelo menos mais quatro viaturas, indicam as autoridades policiais espanholas.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.