Rui Machete diz que referiu taxa de 4,5% "como mera hipótese"

Rui Machete diz que referiu taxa de 4,5% "como mera hipótese"
| Política
Porto Canal

O ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros, Rui Machete, afirmou hoje à Lusa que referiu apenas "indicativamente e como mera hipótese" um juro de 4,5% para evitar um segundo resgate e que esse limite será determinado pelo Governo.

"Quero esclarecer que as taxas de juro a aceitar por Portugal serão obviamente as que o Governo, no momento oportuno e através do ministério competente, considerar sustentáveis pela nossa economia, e não qualquer outro valor fixado de antemão", disse Rui Machete.

O ministro referiu à Lusa, no domingo, que um segundo resgate "é evitável" desde que as taxas de juro a 10 anos igualem ou fiquem abaixo dos 4,5%", à margem de um encontro com a comunidade portuguesa em Nova Deli, Índia, onde se encontra para participar num encontro de responsáveis dos Negócios Estrangeiros da Europa e da Ásia.

Hoje, o governante sustentou que as suas declarações pretendiam "explicar o esforço a desenvolver" por Portugal quando transmitia a sua "convicção e confiança" de que o país terminará o programa de ajustamento económico e financeiro no final do primeiro semestre de 2014, como previsto.

"Nesse contexto, e para explicar o esforço a desenvolver, referi - indicativamente e como mera hipótese - a taxa de juro de 4,5% das obrigações do Estado a dez anos", afirmou.

Para Rui Machete, não seria admissível "pretender" determinar as taxas de juro a aceitar pelo país "numa intervenção que visava sublinhar que há indícios de evolução positiva" da economia portuguesa, "que evidencia que a esperança em melhores dias tem fundamento".

O líder do PS, António José Seguro, considerou no domingo que as palavras de Machete são de "uma enorme gravidade" e apelou ao primeiro-ministro para que "ponha juízo" nos seus ministros.

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, disse hoje por seu lado que o ministro dos Negócios Estrangeiros português deu voz "ao pensamento que preocupa este Governo", que é um "segundo resgate no horizonte de Portugal".

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.