Exames/4.º ano: Raparigas são melhores a letras e rapazes a matemática

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 nov (Lusa) - As alunas do 4.º ano tiveram melhores notas a Português e os rapazes a Matemática, segundo um 'ranking' da Lusa que coloca os estudantes de Coimbra como sendo os que obtiveram melhores resultados médios nas provas nacionais.

Ambos os sexos tiveram média negativa nas duas provas finais realizadas pela primeira vez, no passado ano letivo, por mais de cem mil alunos finalistas do 1.º ciclo.

As raparigas tiveram uma média de 2,79 valores (numa escala de zero a cinco) enquanto os rapazes tiveram 2,75, segundo as contas realizadas pela agência Lusa, tendo por base dados disponibilizados pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).

Também nas notas atribuídas pelo trabalho realizado ao longo do ano na escola, os professores deram melhores notas às meninas: elas tiveram uma média de 3,74 valores e eles de 3,63 valores.

Separando as duas provas, os rapazes conseguiram melhores resultados médios a Matemática (2,96 valores), contra as raparigas que tiveram 2,89 valores.

Apesar de ambos terem obtido piores resultados médios a Português, as meninas conseguiram melhores notas do que os rapazes: 2,69 contra 2,54.

Pelo trabalho e conhecimentos demonstrados a Matemática ao longo do ano, a média das notas atribuídas pelos professores foi igual (3,6 valores). Já a Português notou-se uma maior disparidade: as raparigas tiveram uma média de 3,85 valores e os rapazes de 3,62 valores.

No total, foram realizados 220.374 exames nacionais, sendo que metade das provas foram feitas por alunos de Lisboa, Porto, Setúbal, Braga e Aveiro.

Fazendo uma avaliação dos resultados por distrito, os estudantes de Coimbra foram os que apresentaram melhores resultados médios (2,91 valores), seguindo-se os de Viseu e Viana do Castelo (ambos com 2,88).

A meio da tabela, em 9.º lugar, surgem os alunos do Porto, com uma média de 2,8 valores nas 39.623 provas. Logo a seguir está Lisboa, distrito onde se realizaram 48.951 provas com uma média de 2,77 valores.

Os alunos dos Açores são os que apresentam piores resultados médios nacionais (2,47 valores), seguindo-se os estudantes que frequentam estabelecimentos de ensino no estrangeiro (2,52) e os de Faro (2,62 valores).

Quanto às notas atribuídas pelos professores pelo trabalho realizado ao longo do ano, os estudantes de Coimbra (3,79 valores) voltam a ser os que conseguem a melhor média, seguindo-se os da Guarda (3,78) e de Santarém (3,76). Já no final deste ranking elaborado pela Lusa, surgem os alunos de Faro (3,53), Açores (3,54) e os que frequentam escolas no estrangeiro (3,57).

SIM // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados