Exames/9.º ano: Porto tem melhor escola a Matemática, Cascais melhor a Português

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 nov (Lusa) -- O Colégio Horizonte, no Porto, registou este ano a melhor média nos exames de Matemática do 9.º ano, e o Colégio Inglês de São Julião, em Cascais, lidera a classificação a Português, ambos com médias superiores a quatro valores.

De acordo com a lista realizada pela Agência Lusa, que hierarquiza as escolas tendo em conta os resultados médios nos exames e a informação disponibilizada pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), o Colégio Horizonte, no Porto, foi a escola com melhores resultados a Matemática, atingindo uma média de 4,27 valores em 11 exames realizados.

A média de exames no Colégio Horizonte a Matemática supera a média da classificação interna final (CIF), que se fixou nos 3,73 valores. Quanto à classificação nos exames de Português, o colégio do Porto ocupa a 28.ª posição em 1.308 estabelecimentos de ensino que realizaram provas finais do 9.º ano.

Já o Colégio Inglês de São Julião, em Cascais, lidera a lista das médias de exames a Português, com uma nota de 4,2 valores em 15 exames realizados, e uma média na CIF de quatro valores. Já a Matemática, esta escola ocupa o 45.º lugar, com uma média de exames de 3,6 valores e uma CIF média de 4,13 valores.

A Matemática, a lista das cinco escolas melhor classificadas inclui ainda o Colégio de Fornelos, em Fafe (com média de 4,2 valores em 15 exames realizados); o Colégio Plátanos, em Sintra (4,19 valores em 57 exames); Externato Nossa Senhora da Paz, no Porto (4,14 valores em 22 exames); e Externato As Descobertas, em Lisboa (4,13 valores em 15 exames).

Em todas estas escolas a média de exames superou a média das classificações internas, geralmente mais altas por contemplarem o trabalho realizado ao longo do ano.

Já a Português, a listagem das cinco escolas melhor classificadas inclui ainda o Colégio Oriente, em Lisboa (4 valores em três exames); o Externato Nossa Senhora da Paz, no Porto (3,91 valores em 22 exames); o Colégio dos Cedros, em Vila Nova de Gaia (3,87 valores em 15 exames); e o Colégio Mira Rio, também em Lisboa (3,82 valores em 22 exames).

A Português apenas as três melhor classificadas superaram ou igualaram nos exames a média da classificação interna que tem também em conta o trabalho em sala de aula.

No entanto, os resultados estão longe de ser maioritariamente positivos: 86,24% das escolas (1.128) tiveram médias negativas nos exames de Matemática, e os resultados pioram ligeiramente a Português, com 86,62% das escolas (1.133) a chumbarem nos exames.

Quanto aos piores classificados nos exames, é o Centro de Pedagogia Terapêutico Bola de Neve que encerra a lista de Matemática, com uma média de um valor em dois exames realizados. No entanto, este centro está exclusivamente vocacionado para o trabalho com alunos do ensino especial.

A penúltima classificada a Matemática é a Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Monte da Caparica, com uma média de 1,32 valores em 19 exames realizados.

Entre as cinco piores classificadas estão ainda a Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira, nos Açores (1,33 em três exames); o Externato Nuno Álvares, em Setúbal (1,38 valores em oito exames); e a Escola Secundária com 3.º Ciclo de Sacavém (1,41 em 17 exames).

A Português a escola pior classificada nos exames do 9.º ano é a Escola Básica Integrada Apelação, em Loures, cujos seis exames realizados obtiveram uma média de 1,33 valores.

Na lista seguem-se o Centro de Pedagogia Terapêutico Bola de Neve, vocacionado para o ensino especial (1,5 valores em dois exames); a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Alto do Lumiar, em Lisboa (1,90 valores em 41 exames); a Escola Básica Integrada de Ginetes, nos Açores (1,91 valores em 65 exames); e o Colégio Maria Pia -Casa Pia de Lisboa (1,92 valores em 12 exames).

IMA // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.

Em três meses foram detetados 3,5 milhões de casos de dengue na América Latina. Devemos preocupar-nos em Portugal?

A epidemia de dengue na América Latina atingiu números alarmantes em 2024, com um aumento notável de casos e mortes face ao ano anterior, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mas devemos preocupar-nos em Portugal?

Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na semana após a Páscoa

Depois do domingo de Páscoa, a semana que se segue não será diferente e os preços dos combustíveis voltam a sofrer alterações. As previsões guardam sentimento "agridoce" para os automobilistas.