Rede de monumentos Vale do Varosa já ultrapassou os 50 mil visitantes em 2016

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lamego, Viseu, 14 nov (Lusa) - O diretor do Museu de Lamego, Luís Sebastian, disse hoje que a rede de monumentos Vale do Varosa já contabilizou mais de 50 mil visitantes ao longo deste ano, devendo atingir os 60 mil até final de dezembro.

"Em 2016, já ultrapassámos os 50 mil visitantes e devemos chegar aos 60 mil até ao final de dezembro. No ano passado não chegámos aos 50 mil, o que quer dizer que temos vindo sempre a subir", revelou.

Em declarações à agência Lusa, o diretor do Museu de Lamego, que gere o projeto Vale do Varosa, explicou que esta rede de seis monumentos está totalmente aberta desde junho e deverá continuar a crescer.

"Para o ano contamos ter muito mais visitas. A nossa ambição é grande, sendo dados passos sustentados, pois queremos que estes monumentos continuem abertos daqui a 10 anos, com qualidade, guias e formação", acrescentou.

Para o responsável, este crescimento deverá vir a ser impulsionado pelo reconhecimento que o projeto alcançou além-fronteiras, depois da atribuição do Prémio Internacional AR&PA 2016, no âmbito da X Bienal de Restauro e Gestão do Património, que terminou no domingo em Valladolid, em Espanha.

"Este prémio internacional traz-nos algo valiosíssimo: divulgação, prestígio e imagem de confiança. O projeto já tinha uma excelente imagem em Portugal, com nove distinções, mas este prémio redobra a imagem de confiança e, daqui para frente, teremos mais adesão dos operadores turísticos e mecenas", considerou.

De acordo com Luís Sebastian, o projeto Vale do Varosa disputou este prémio contra "dezenas de outras candidaturas de grande qualidade", tendo sido destacado pelo júri como mais-valia a sua preocupação social.

"O júri achou que o projeto Vale de Varosa era merecedor do prémio devido à sua preocupação social, sustentabilidade, preocupação ambiental e impacto na região. Com este projeto tentamos utilizar a nossa herança patrimonial, que tantas vezes é vista como um peso, como potencial para desenvolver economicamente a região e criar emprego", destacou.

O projeto do Vale do Varosa abrange os concelhos de Lamego e Tarouca, no Alto Douro, e é desenvolvido sob a égide da Direção Regional de Cultura do Norte, sob gestão direta do Museu de Lamego.

Teve início em 2009 e trata-se de uma rede de monumentos abertos de forma integrada, tendo tido como núcleo principal, numa primeira fase, os mosteiros cistercienses de São João de Tarouca e de Santa Maria de Salzedas e o Convento franciscano de Santo António de Ferreirim.

Posteriormente, aumentou o número de monumentos com a inclusão da Torre Fortificada de Ucanha, no concelho de Tarouca, e da Capela de São Pedro de Balsemão, em Lamego.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.