Morreu o poeta Carlos Garcia de Castro, escritor de Portalegre e do Alto Alentejo

| País
Porto Canal com Lusa

Portalegre, 13 nov (Lusa) - O poeta Carlos Garcia de Castro morreu hoje aos 82 anos, no Hospital de Portalegre, disse à agência Lusa fonte da família.

Natural de Portalegre, Carlos Garcia de Castro, que faleceu na sequência de falhas respiratórias, estreou-se nas lides literárias em 1955 com "Cio", a que se seguiu, em 1963, "Terceiro verso do tempo".

Contactado pela Lusa, o escritor Rui Cardoso Martins, familiar de Garcia de Castro, recordou que o poeta tinha "um grande domínio da linguagem" e que a sua escrita era "muito ligada" a Portalegre e ao Alto Alentejo.

"Era um homem muito especial, muito apaixonado, com um enorme domínio da língua e que, quando lançou os seus primeiros livros, toda a gente viu que estava ali um grande talento. É um poeta completo", sublinhou.

Rui Cardoso Martins relatou ainda que Carlos Garcia de Castro, que tinha assinalado no sábado mais um aniversário, era um poeta "na linha" de "outros grandes poetas" que nasceram ou viveram em Portalegre, tais como Cristóvão Falcão, José Duro e José Régio.

Após uma "paragem" de alguns anos, Carlos Garcia de Castro publicou "Portus Alacer", em 1987, seguindo-se "Os lagóias e os estrangeiros" (1992) e "Rato do campo" (1998).

Em 2008 foi editado em São Paulo, pela editora brasileira Ponte Velha, uma antologia de poemas seus, inserida na coleção "Fora de portas".

Carlos Garcia de Castro editou ainda, entre outras obras, "Loja, contra-loja e armazém" e, em 2008, apresentou na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, "Gloria victis, Não-Poemas".

O poeta colaborou com as revistas Colóquio/Letras, Sol XXI, Atlântida e Ibn Maruán, entre outras.

Em 2012 foi distinguido com a Medalha da Cidade de Portalegre, grau ouro.

HYT (NL)

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.