Passos Coelho reúne na próxima semana com parceiros sociais - Silva Peneda

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 nov (Lusa) - O Presidente do Conselho Económico e Social (CES), José Silva Peneda, adiantou hoje que o Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, vai discutir na próxima semana o Orçamento para 2014 com os parceiros sociais na Comissão Permanente da Concertação Social.

"Isto é inédito, nunca aconteceu, normalmente o Conselho Económico e Social dá um parecer, que já foi feito, mas não tenho ideia de alguma vez o primeiro-ministro ter-se deslocado ao conselho permanente para discutir o Orçamento do Estado. Essa reunião é feita por iniciativa do próprio primeiro-ministro", disse Silva Peneda.

O presidente do CES, que falava à margem do Congresso para o Crescimento Sustentável, que decorre hoje no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), em Lisboa, adiantou que a reunião decorrerá na próxima semana e mostrou-se "muito satisfeito" com o facto.

"Se o Primeiro-ministro quer fazer uma reunião e quer estar presente, seguramente está sensível ao motivo das solicitações quem têm sido feitas e quer discutir olhos nos olhos", sustentou.

Silva Peneda disse ainda aos jornalistas que "se não houver esse consenso político, Portugal vai ficar na mão de outros que não portugueses a definir o seu futuro coletivo", mas mostrou-se confiante num entendimento.

"Acho que os portugueses exigem esse entendimento, há muito espaço para a luta partidária, mas neste momento está em causa o futuro de muitas gerações", disse.

O responsável considerou que a haver um acordo destes, "será para mais do que uma legislatura, independentemente de quem estiver no exercício do poder".

"Estou a falar no plano da grande política. A pequena política é aquela onde se vão fazendo as coisas com as regras estabelecidas, estamos num momento de rutura, o modelo que vigorou até 2011 está esgotado", disse.

JMG // VC

Lusa/fim

+ notícias: Política

Após polémica, adjunta do ministro das Finanças recua e decide não assumir funções

Patrícia Dantas recua e não vai assumir funções de adjunta do ministro das Finanças, de acordo com nota enviada pelo gabinete do Ministro das Finanças.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".