Leilão de obras de arte de David Bowie supera expetativas em Londres

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 11 nov (Lusa) -- Artigos da coleção privada de arte do músico britânico David Bowie, falecido em janeiro, foram leiloados na quinta-feira em Londres, com um dos objetos a ser arrebatado por mais de oito milhões de euros.

O artigo mais caro -- o 'graffiti' inspirado na obra "Air Power" de Basquiat - foi vendido por 7,09 milhões de libras (8,2 milhões de euros), superando as expetativas, que apontavam valores entre 2,5 e 3,5 milhões de libras (2,9 a 4,1 milhões de euros).

Bowie comprou esta pintura, que mostra rostos agressivos sobre um fundo em vermelho intenso e diferentes tons de castanho, um ano depois de protagonizar o filme "Basquiat" (1996), no qual interpretou o artista da 'pop art' Andy Warhol.

O quadro de Basquiat -- que morreu de 'overdose' em 1988, aos 27 anos -- foi um dos 47 objetos de arte da coleção de David Bowie leiloados na quinta-feira pela leiloeira internacional Sotheby's. A maioria eram trabalhos de arte moderna britânicos, vendidos por 24,3 milhões de libras (27,9 milhões de euros).

No total, mais de 300 objetos de arte da lenda do rock, falecido aos 69 anos, vítima de cancro, foram a leilão.

Três obras de Damien Hirst foram também vendidas na quinta-feira, incluindo um trabalho com a colaboração de Bowie, vendido por 785 mil libras (904 milhões de euros).

Outro trabalho do modernista Basquiat, "Untitled", foi vendido por 2,4 milhões de libras (2,7 milhões de euros), acima do estimado, entre 500 e 700 mil libras (575 e 806 mil euros).

O segundo artigo mais caro leiloado foi a pintura a óleo datada de 1965 e intitulada "Head of Gerda Boehm", da autoria de Frank Auerbach. O quadro foi comprado por 3,8 milhões de libras (4,3 milhões de euros) depois de o valor ter sido estimado entre 300 e 500 mil libras (345 e 575 mil euros).

David Bowie morreu a 10 de janeiro, em Nova Iorque, vítima de cancro, dois dias após lançar o seu derradeiro álbum, "Blackstar", gravado quando já se encontrava doente.

O autor de temas como "Life on Mars" e "Space Oddity" escondeu dos olhos do público a sua faceta de colecionador de pintura, escultura e móveis, que agora se revela pela primeira vez.

FV (AG) // MP

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.