'Troika' dá luz verde à Irlanda mas aponta algumas fragilidades

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 08 nov (Lusa) - A 'troika' terminou a sua última missão na Irlanda com uma avaliação positiva à situação no país, que se prepara para sair do programa de assistência, mas apontou algumas fragilidades na banca, na despesa pública e no desemprego.

Num comunicado divulgado hoje, após a sua última missão em Dublin, os responsáveis da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) concluem que "o programa irlandês está no bom caminho num contexto de regresso ao crescimento", dando luz verde a um derradeiro pagamento de 1.400 milhões de euros ao país.

"A economia irlandesa regista um crescimento superior à média da zona euro desde 2011", sublinha o comunicado, que enumera os progressos constatados, nas exportações, no comércio a retalho, na confiança dos consumidores ou na criação de emprego.

O ministro das Finanças irlandês congratulou-se na quinta-feira com o fim do programa de assistência, previsto para dezembro, e disse que a Irlanda respeitou "todos os objetivos fixados" pelos credores.

Apesar da avaliação positiva, a 'troika' adverte para vários riscos, a começar pela derrapagem orçamental se as despesas não forem controladas este ano, nomeadamente na área da saúde.

No setor financeiro, a "percentagem de crédito malparado continua elevada e o crédito está estagnado".

Quanto ao desemprego, "começou a recuar, mas continua elevado", considera a 'troika'.

Após a implosão da bolha imobiliária e o resgate da banca que fez disparar o défice público para 30%, a Irlanda teve de recorrer à ajuda externa. Foi-lhe concedido pelos parceiros europeus e pelo FMI um empréstimo de 85 mil milhões de euros ao longo de três anos, em troca de um rigoroso programa de austeridade.

Agora que o programa de assistência termina, a questão que se coloca é a possível atribuição a Dublin de uma linha de crédito cautelar, para evitar turbulência no regresso aos mercados, mas o Governo irlandês pode ter uma opção diferente. O assunto será discutido no Eurogrupo na quinta-feira em Bruxelas.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.