Selecionador de Portugal confiante no apuramento para o Euro2014 de sub-19

| Desporto
Porto Canal / Agências

Viseu, 08 nov (Lusa) - O treinador da seleção portuguesa de futebol de sub-19, Hélio Sousa, manifestou-se hoje confiante no apuramento para a Ronda de Elite de apuramento para o Europeu de 2014, que se vai disputar em 2014, na Hungria.

Em conferência de imprensa em Viseu, cuja região acolhe o primeiro torneio de apuramento, entre 14 e 19 de novembro, Hélio Sousa sublinhou que, apesar do favoritismo de Portugal, não se pode menosprezar o valor dos adversários: São Marino, Luxemburgo e Noruega.

"Nestas competições de seleções não podemos menosprezar nenhum adversário. Com o apoio do público, e se formos competentes e acreditarmos na capacidade da nossa equipa, conseguiremos os nossos objetivos, que passam pelo apuramento", afirmou o técnico.

Sobre a experiência que alguns jogadores desta equipa nacional têm já nas equipas seniores dos seus clubes, em particular os que já jogam nas equipas B, Hélio Sousa lembrou que estas seleções jovens têm a preocupação de dar experiência a jogadores que mais tarde são aproveitados, dando o exemplo de William Carvalho, hoje chamado por Paulo Bento à seleção A.

Para Tomás Podtstawski, capitão da seleção de sub-19, a chamada de William Carvalho "serve de motivação para os jogadores das equipas jovens de Portugal".

Com 54 internacionalizações por Portugal, o médio do FC Porto também se mostrou "confiante no apuramento" e garantiu que, apesar dos nomes menos sonantes dos adversários, Portugal "vai encarar todos os adversários com o mesmo respeito e determinação de vencer".

Entre os convocados de Portugal para este primeiro torneio de qualificação para o Europeu, Rui Correia, médio do Sporting de Braga, pode fazer a sua estreia nas seleções, enquanto o defesa Mauro Riquicho e o médio João Palhinha, ambos do Sporting, podem ter a primeira internacionalização no escalão de sub-19.

Portugal joga frente ao Luxemburgo a 14 de novembro, seguindo-se os confrontos com São Marino, a 16, e Noruega, a 19. Os dois primeiros classificados de cada um dos 13 grupos e os dois melhores terceiros apuram-se para a Ronda de Elite, da qual sairão os sete qualificados que se vão juntar à Hungira, anfitrã da fase final.

GYP // PA

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Francisco Conceição: "É um regresso definitivo a casa" 

Francisco Conceição será jogador do FC Porto até 2029 depois de o clube acionar a opção de compra prevista no contrato de empréstimo do mais recente internacional português. A viver “mais um momento especial”, garantido o “regresso definitivo” à casa onde se sente realmente “feliz”, o Melhor Jovem da Liga em março fala do concretizar de “um objetivo traçado desde o início da temporada” que só foi possível graças ao “trabalho”, à “confiança” e à “ajuda de toda a equipa e do staff”.

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão. 

FC Porto: Francisco Conceição continua no Dragão 

Internacional português será jogador do FC Porto até 2029.