Especialistas afastam hipótese de envenenamento de poeta chileno Pablo Neruda

| Mundo
Porto Canal / Agências

Santiago do Chile, 08 nov (Lusa) -- Um grupo de especialistas rejeitou hoje a hipótese de envenenamento do poeta e prémio Nobel chileno Pablo Neruda, indicando que os testes forenses confirmaram que a causa da sua morte foi um cancro da próstata.

"Não encontrámos elementos químicos significativos que possam estar ligados à morte de Pablo Neruda", disse Patrício Bustos, diretor do Serviço de Medicina Legal do Chile, ao apresentar as conclusões de uma análise bioquímica a amostras ósseas do poeta, morto em 1973 alguns dias depois do golpe de Estado no país.

"Diversas técnicas confirmaram a presença de metástases em vários segmentos do esqueleto, o que está de acordo com a doença a que Pablo Neruda era tratado", adiantou Bustos durante uma conferência de imprensa.

As análises realizadas por especialistas chilenos e estrangeiros e em universidades espanholas e norte-americanas "não permitiram encontrar a etiologia de causas não naturais na morte de Pablo Neruda", disse ainda o especialista.

A investigação visava determinar se Pablo Neruda tinha morrido devido a um cancro na próstata, como indica a sua certidão de óbito, ou a uma misteriosa injeção realizada na véspera da sua partida para o México, onde pretendia exilar-se para dirigir a oposição ao general Pinochet, como afirma o que era o seu motorista na altura, Manuel Araya.

Após uma longa batalha judicial, a exumação dos restos mortais de Pablo Neruda foi realizada em abril na Isla Negra, na costa central do Chile, local de residência do poeta e onde foi sepultado.

O autor de "Canto Geral" e "Vinte poemas de amor e uma canção desesperada" foi prémio Nobel da Literatura em 1971 e morreu a 23 de setembro de 1973 em Santiago do Chile.

PAL // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.