PCP alerta para política "reacionária" de Trump que também foi de Hillary

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 nov (Lusa) - Os dirigentes do PCP sublinharam hoje que a eleição de Donald Trump como 45.º presidente dos Estados Unidos da América (EUA) "poderá aprofundar ainda mais a política externa reacionária e agressiva", também defendida pela derrotada Hillary Clinton.

"A eleição de Donald Trump como presidente dos EUA poderá aprofundar ainda mais a política externa reacionária e agressiva dos EUA levada a cabo por sucessivas administrações norte-americanas e da qual a candidata derrotada foi destacada protagonista", lê-se em comunicado.

Os comunistas defendem "a importância da intensificação e alargamento da luta pela paz e contra as ingerências e agressões do imperialismo, nomeadamente do imperialismo norte-americano".

No texto, o PCP argumenta que "as eleições para a Presidência, assim como para o Senado e a Câmara de Representantes, realizadas nos EUA, expressaram profundos problemas, contradições e desigualdades que percorrem a sociedade daquele país, que são expressão do aprofundamento da crise estrutural do capitalismo que afeta particularmente a maior potência imperialista do mundo".

O sucessor de Barack Obama vai tomar posse a 20 de janeiro de 2017, numa cerimónia pública junto ao edifício do Capitólio, em Washington, após suplantar a adversária do Partido Democrático e secretária de Estado norte-americana.

"O lamentável espetáculo da campanha eleitoral expressou de forma muito clara a degradação do sistema político dos EUA, facto inseparável da crise social e da desilusão provocada em vastos setores populares pela presidência Obama que, tanto no plano interno como externo, defraudou as expectativas de mudança que falsamente foram alimentadas", vincam os comunistas.

HPG // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.