Novo diretor do Teatro Viriato, em Viseu, decidido no início de dezembro

| País
Porto Canal com Lusa

Viseu, 09 nov (Lusa) -- O presidente da Câmara de Viseu espera concertar com o ministro da Cultura, no início de dezembro, o nome do substituto de Paulo Ribeiro no Teatro Viriato, que terá de ser uma pessoa da "primeira divisão" da cultura portuguesa.

"Nunca deixarei de decidir o futuro nome para o Teatro Viriato sem o concertar com o outro grande parceiro deste projeto, que é o Ministério da Cultura", disse hoje Almeida Henriques (PSD) à agência Lusa.

A 31 de outubro, o Ministério da Cultura anunciou que Paulo Ribeiro -- bailarino, coreógrafo e diretor-geral e de programação do Teatro Viriato -- foi nomeado diretor artístico da Companhia Nacional de Bailado.

Na terça-feira, durante uma visita ao Museu Nacional de Grão Vasco, o ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, afirmou aos jornalistas que cabe à Câmara de Viseu decidir o sucessor de Paulo Ribeiro.

"O teatro é municipal, a Câmara é soberana na decisão do nome. É natural que o senhor presidente da Câmara converse comigo, temos uma relação muito boa, institucional e pessoal", considerou.

Almeida Henriques avançou à Lusa ter um encontro combinado com o governante no início de dezembro, para o qual espera levar o nome "de uma pessoa que permita que o Teatro Viriato continue a ter um diretor de primeira divisão, que continue a projetar o Teatro Viriato do ponto de vista nacional e internacional".

"Não podemos substituir o Paulo Ribeiro por uma escolha de segunda linha. Tem de ser substituído por uma pessoa de primeira linha, até para nos dar a garantia de continuidade deste belo projeto e, ao mesmo tempo, continuar a dar o contributo importantíssimo para Viseu fazer o caminho de se afirmar como uma cidade de cultura e de eventos", frisou.

Na sua opinião, o próximo diretor do Teatro Viriato terá de continuar a apostar na área da dança, para que o projeto não seja desvirtuado.

"Temos o Lugar Presente a funcionar ao lado, que é a escola de dança do ensino articulado, portanto, o novo diretor ou a nova diretora, terá que ser alguém que mantenha alguma linha de continuidade neste segmento da dança", realçou.

No entanto, segundo o autarca, o novo diretor poderá ser uma pessoa oriunda "de outras formas de expressão artística".

"Temos que estar com a mente aberta neste momento. Era melhor que o Paulo Ribeiro se mantivesse mas, face ao desafio que tem, felicitei-o e deixei-lhe logo o desafio para que haja uma boa articulação e a Companhia Nacional de Bailado possa vir a ter uma programação mais assídua em Viseu", contou.

Antes de se encontrar com o ministro, Almeida Henriques pretende também reunir com Paulo Ribeiro, que assumiu em 1998 as funções de diretor do Teatro Viriato, tendo entre 2003 e 2005 sido diretor do Ballet Gulbenkian (antes da sua extinção).

O autarca social-democrata explicou que o Teatro Viriato é financiado em partes iguais pela Câmara de Viseu e pelo Ministério da Cultura.

"É um teatro municipal que tem um contrato-programa com o Ministério da Cultura, em que 40% do seu orçamento global anual é suportado pelo ministério e os outros 40% pela Câmara. Mas depois nós suportamos todo o funcionamento do edifício, como obras, água, luz e reposição de equipamentos", acrescentou.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.