Criminalidade no distrito de Aveiro baixou 5% na área da GNR - Comando territorial

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 08 nov (Lusa) - A GNR registou nos primeiros nove meses do ano, no distrito de Aveiro, uma diminuição da criminalidade de cerca de 5%, observando-se uma redução dos crimes contra as pessoas e o património, anunciou hoje o comando territorial de Aveiro.

Os números foram avançados num encontro com jornalistas no âmbito das comemorações do Dia da Unidade.

No total, até ao mês de setembro foram registadas 12.880 ocorrências, menos 696 do que em igual período do ano passado, sendo que mais de metade das participações dizem respeito aos crimes contra o património, como furtos a casas, comércio e pessoa, com 6.691 casos.

Comparativamente com igual período do ano passado, verificou-se uma redução dos crimes contra pessoas (menos 6,9%) e contra o património (menos 7,4%), embora tenham aumentado os crimes contra a vida em sociedade (mais 4,6%) e os crimes contra o Estado (mais 11,9%).

Nos primeiros nove meses do ano, a GNR efetuou 2.560 detenções, registando-se um aumento de 5,3% nas detenções por condução sob efeito de álcool.

Relativamente à sinistralidade rodoviária, nos primeiros três trimestres, a GNR contabilizou 5.410 acidentes, contra os 5.311 registados em igual período do ano passado, o que corresponde a um aumento de cerca de 2%.

Apesar disso, houve uma diminuição de vítimas mortais (menos três), enquanto os feridos graves e leves aumentaram 6,4% e 4%, respetivamente.

Na mesma ocasião, foi ainda apresentado o laboratório científico da secção de investigação criminal onde são analisados os vestígios lofoscópicos recolhidos em locais de crime e que está equipado com o sistema AFIS, que permite a comparação de impressões digitais.

Este laboratório, que começou a funcionar no passado mês de abril, prestando apoio aos comandos de Aveiro, Coimbra e Viseu, já deu resposta a cerca de 200 pedidos de perícias lofoscópicas, que terminaram na identificação de 29 indivíduos.

"A implementação deste sistema permitiu tornar as diligências processuais respeitantes a exames periciais lofoscópicos muito mais céleres, passando a demorar no máximo um mês aquilo que antes demorava aproximadamente quatro meses, contribuindo assim para uma justiça que se quer mais rápida e eficaz", disse o coronel Agostinho Lopes da Cruz, comandante do Comando Territorial de Aveiro da GNR.

Com um efetivo de 1.116 militares, o comando territorial de Aveiro da GNR cobre uma área de cerca de 2.800 quilómetros quadrados e abrange uma população a rondar os 600 mil habitantes.

JYDN // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.

Encontrado corpo de pescador desaparecido no rio Douro em Bragança

O cadáver de um pescador de 54 anos foi recuperado esta terça-feira ao início da noite, pois ter sido dado como desaparecido nas margens do Douro Internacional, em Mazouco, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, disse à Lusa fonte da GNR.