Secretário de Estado dos Transportes mostra abertura para alterações - UGT

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 nov (Lusa) - O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, afirmou hoje que o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, mostrou abertura para "algumas alterações" ao Orçamento do Estado (OE) que possam "minimizar o sofrimento dos trabalhadores" deste setor.

"Temos alguma sensibilidade da parte deste membro do Governo no sentido de se poderem ainda integrar no OE para 2014 - que está a ser discutido na especialidade - algumas alterações que possam vir a minimizar o grande sofrimento dos trabalhadores", declarou o dirigente sindical após uma reunião com Sérgio Monteiro.

Sublinhando que "não é uma promessa, é apenas uma disponibilidade", Carlos Silva mostrou-se "preocupadíssimo" com o que está a acontecer no setor empresarial do Estado, nomeadamente no setor dos transportes, e em especial na Carris e no Metropolitano de Lisboa.

O secretário-geral da UGT explicou que está em causa, não apenas a reestruturação de que estas empresas estão a ser alvo, que prevê a redução do número de trabalhadores, mas também o corte dos complementos de reforma que, "em alguns casos, vai criar situações dramáticas".

Segundo Carlos Silva, "poderá haver margem de manobra para que a penalização não seja tão forte", lembrando que estas alterações atingem reformas que já estão a ser pagas.

"É importante dar um sinal aos portugueses e (...) a este setor em particular. É preciso encontrar um lenitivo que permita que as pessoas possam continuar a respirar e a viver com um mínimo de dignidade a partir de janeiro, quando este OE entrar em vigor", frisou.

RCR// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Parlamento aprova audição urgente do ministro das Finanças sobre IRS

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira a audição do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a propósito da polémica em torno da baixa do IRS.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".