Bolsas europeias afundam após vitória de Trump nas presidenciais dos EUA

Bolsas europeias afundam após vitória de Trump nas presidenciais dos EUA
| Economia
Porto Canal

As bolsas europeias abriram hoje em forte queda, após ter sido conhecido que o candidato do Partido Republicano, Donald Trump, venceu as eleições presidenciais nos Estados Unidos, de acordo com os primeiros resultados provisórios.

Ao contrário do que previam as sondagens, Trump derrotou a adversária democrata, Hillary Clinton, e será o 45.º Presidente da história norte-americana, sucedendo a Barack Obama.

Entre as principais praças europeias, Madrid arrancou a perder quase 4%, Milão 3%, Frankfurt 2,9% e Paris a cair 2,86%.

As bolsas asiáticas terminaram a sessão em queda, numa altura em que tinham sido apenas conhecidos os primeiros resultados, com Tóquio a afundar mais do 5% e Hong Kong 1,95%.

Também em Lisboa, o PSI20 arrancou as negociações em queda de 3,10% para os 4.420,50 pontos.

A Comissão Europeia divulga hoje as previsões económicas de outono, numa altura em que o executivo comunitário está a avaliar as propostas orçamentais dos países e as "ações efetivas" de Portugal e Espanha.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.